Amazonas Cidades Saúde

Amazonas ainda não tem data definida para receber vacina contra H1N1

Vacinação contra gripe - Foto: Divulgação
Avatar
Escrito por Redação II

A rede pública de saúde do Amazonas ainda não tem uma data definida para receber a vacina contra a gripe H1N1. Ao todo, 24 mortes já foram confirmadas no estado.

A vacina é aguardada para amenizar o aumento do número de casos da doença.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), as vacinas para o Amazonas já foram produzidas, mas estão dependendo de testes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem liberadas.

A vacina estava prevista para o dia 25 de abril. No entanto, com o elevado número de casos registrados, uma solicitação de antecipação foi feita pelos órgãos responsáveis. A mesma, pode ser antecipada em até um mês.

Vacinação contra gripe – Foto: Divulgação

A FVS-AM informou que, ainda, não há uma data exata. As vacinas estão em uma fase de autorização de testes para liberação pela Anvisa. Esses testes de qualidade tem como objetivo, garantir que as vacinas terão a efetividade e não farão mal para a população.

No mês anterior, foi criado o Comitê Estadual para enfrentamento ao H1N1, tendo como objetivo principal pedir ao Ministério da Saúde (MS) a antecipação da Campanha Nacional Contra a Gripe para o início do mês de março e não em abril, como estava previsto.

Em Manaus, há vacinas disponíveis apenas na rede privada de saúde. Uma única dose custa, em média, R$ 150.

Já nas redes estaduais e municipais de saúde, está disponível o medicamento antiviral, em compridos, tamiflu. Ele é indicado para o tratamento de pessoas que tenham sido diagnosticadas com a doença, de acordo com os critérios especificados e avaliação médica.

Fonte: FVS-AM

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.