Amazonas apresenta balanço da Operação Brasil Integrado, em Brasília

Coronel Dan Câmara, em pé, fala na reunião, em Brasília/Foto: SSP
Coronel Dan Câmara, em pé, fala na reunião, em Brasília/Foto: SSP
Coronel Dan Câmara, em pé, fala na reunião, em Brasília/Foto: SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), representada pelo secretário-adjunto de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, e pelo coordenador da Estratégia Estadual de Segurança Pública Integrada para a Região de Fronteira e de Divisas do Amazonas (Esfron), coronel Ary Renato, apresentou ontem (12), em Brasília, os resultados alcançados pela operação Brasil Integrado, realizada pelo Ministério da Justiça, em conjunto com 20 estados, sendo 11 na região de fronteira, nos dias 4 e 5 passados.

O Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reuniu nesta quarta-feira em Brasília os representantes dos estados participantes para avaliar a execução e apresentar os números estatísticos da operação.


De acordo com o coronel Dan Câmara, a operação no Amazonas foi integrada entre a SSP e seus órgãos, como as secretarias-adjuntas de Grandes Eventos (Seasge) e de Inteligência (Seai), Ouvidoria-Geral e Corregedoria-Geral, Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) e Esfron, em parceria com o Ibama, polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus).

Representando o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, o titular da Seasge apresentou no encontro uma planilha com ações desenvolvidas na capital Manaus e em nove municípios de fronteira e divisa do Amazonas (Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Boca do Acre, Presidente Figueiredo, Humaitá e Parintins).

Dan Câmara explanou que o objetivo da operação foi intensificar o combate aos crimes característicos da região de fronteira, como contrabando e descaminho, roubo, tráfico humano, de armas e de drogas e crimes ambientais. “As forças de segurança tiveram sucesso na operação porque atuaram de forma integrada, como tem se tornado praxe no Amazonas. A Copa do Mundo foi um belo exemplo de que a integração é o melhor caminho”, disse.

A prisão de três policiais militares rondonienses em barreira na BR 319 (Manaus-Porto Velho) foi um dos resultados de sucesso. Acompanhado de um cidadão civil, a quadrilha estava sequestrando uma mulher com a finalidade de extorsão, conforme explicou o comando da Polícia Militar de Rondônia. O caso ficou com a Polícia Federal.

Avaliação de resultados – o coordenador da Esfron, coronel Ary Renato, disse que em dois dias, a operação realizou barreiras policiais nas estradas e rios, recuperou veículos roubados, abordou pessoas, embarcações e veículos, apreendeu drogas, armas e munições, objetos diversos, além de carnes de animais silvestres, e prendeu suspeitos.

A operação Brasil Integrado no Amazonas foi considerada um sucesso pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que reconheceu as dificuldades do Estado para cobrir a extensa região de fronteira.

Artigo anteriorPolícia Federal investiga denúncia de vazamento de prova do Enem
Próximo artigo‘Dia de Campo’ incentiva adoção de tecnologias à produção de hortaliças, em Iranduba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui