Amazonas conquista 30 medalhas na LDU de Lutas e Futebol 7

Futebol feminino da Nilton Lins/Foto: Antonio Lima

Após uma semana de intensas disputas, a Liga do Desporto Universitário (LDU) de Futebol 7, e de Lutas chegou ao fim, reunindo um total de 430 atletas, sendo 230 em campo e 200 pelo Karatê, Judô e Taewkondo, com o Amazonas deixando boa impressão aos 17 estados que aqui estiveram, mostrando competitividade e boa receptividade. O evento foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Amazonas fechou a LDU de Lutas com o saldo de 30 medalhas e três troféus, sendo terceiro lugar geral feminino Judô, segundo lugar geral Taekwondo feminino e terceiro lugar no Judô por equipe feminino.


Uma das responsáveis por este número foi Mayara Gonçalves, que no Judô conquistou ouro pelo peso Pesado. A jovem de 19 anos, ainda repetiu a ida ao pódio na briga por equipe. Ao lado das parceiras Ítala Bianca e Ana Flávia, o trio da Fametro faturou a medalha de bronze, ficando atrás apenas da Unip-SP e Fate-CE, primeiro e segundo lugar respectivamente.“Estou muito feliz, foi uma competição muito forte, nossa equipe veio desfalcada, pois deveria ser formada por quatro atletas, mas ainda assim conseguimos vencer”, declarou a faixa marrom.

Porém, não foi somente Mayara que fez dobradinha de medalha. Ana Flávia também fechou a LDU com duas conquistas. Além da por equipe, ela abocanhou bronze pela individual meio leve, depois de realizar dois combates, enfrentando São Paulo e Ceará. “Foram duas lutas bem duras, a atleta do Ceará era bem forte, mas mesmo assim consegui o bronze. Minha missão foi cumprida e agora vou me preparar para a Taça Brasil de Judô, que acontece em Salvador na próxima semana, e vale vaga para a seletiva olímpica”, comentou Ana Flávia, estudante do segundo período de engenharia civil, que há sete anos pratica a modalidade.

Pela categoria masculina, no Judô por equipe, o primeiro lugar foi para Unip-SP,  seguida de Ufpa-PA e, em terceiro, Ufrn-RN.

Pelo Karatê, na manhã e tarde deste domingo, dia 12, medalharam ouro pelo Amazonas os atletas Elisa Pimentel (Unip-AM), Alexandre Dantas (UniLaSalle) e Rafaela Pimentel (Unip-AM). Enquanto isso, a prata foi conquista por Núdia Rodrigues (Unip-AM), Renasso Oliveira (Ufam-AM) e Cleyton da Silva (Unip-AM). “Considero a participação do Amazonas excelente e tivemos recorde de participantes de atletas amazonenses. Nosso objetivo agora é investir no intercâmbio de treinamento e eventos para que nossos atletas se tornem ainda mais fortes, como o Beach Games 2017, que também é chancelado pela CBDU, e é um evento internacional que participam vários países”, disse o titular da Sejel, Fabrício Lima.

E no Futebol 7

A final do Futebol 7 foi realizada no sábado, dia 11. Pela categoria feminina, a UNIP-SP sagrou-se campeã, após somatório de pontos no sistema de rodízio simples. A equipe da UNB-DF levou a prata e a UFRN-RN ficou com o bronze.

Para Lívia Andrade, atleta da UNIP-SP, apesar das dificuldades ao longo da competição, a equipe se superou, e leva para casa o melhor lugar no pódio. “Tínhamos consciência de que seriam jogos duros e bem marcados, mas conseguimos contornar as situações e, diante dos pontos corridos, nos consagramos campeãs”, comemora.

No masculino, a UFRN-RN levou a melhor e, após partida contra a UFC-CE, atual campeã até então, o time encerrou o placar em 3×1, garantindo o ouro. Bastante emocionado, o capitão da equipe, Moisés Estevão, considera que o resultado é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo time. “São cinco anos nessa equipe, perseguindo uma medalha, e essa primeira medalha nacional vir com o título é algo muito gratificante e recompensador”. A equipe masculina da UNIP-SP levou o bronze.

O Amazonas, representado pela Nilton Lins, ficou em quarto pela Masculino e quinto pela Feminina.

Apoio

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a  Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD). Patrocínio: Banco Itaú e Apsen Farmacêutica. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte. Apoio local: da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Artigo anteriorComissão do impeachment volta a ouvir hoje (13), testemunhas de acusação
Próximo artigoCEF anuncia retomada de obras de 15 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui