

Com quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma bronze, o Amazonas “assombrou” os adversários e conquistou o título por equipes na disputa do estilo livre do Campeonato Brasileiro Júnior de Luta Olímpica 2015. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) aconteceu no ginásio Caio Martins, em Niterói (RJ) e reuniu a nova geração da modalidade.
Até o presidente da CBLA, Pedro Gama Filho, elogiou a equipe amazonense, enfatizando o processo de descentralização desse esporte no Brasil. “A luta olímpica brasileira não é mais de um ou dois Estados, muito pelo contrário, ela se disseminou por todo o território nacional. Alguns Estados do Norte e Nordeste mostraram sua força (o que já vinha acontecendo nos anos anteriores) e se firmam no grupo das principais potências. Quem trabalha sério tem resultado, às vezes, até de forma independente”, comentou o dirigente máximo da modalidade no País.
Categoria até 50 kg
O ouro ficou com Patrick Souza (Amazonas), que venceu Evandro Júnior (RN) por superioridade técnica (14 a 4).
Categoria até 55 kg
O amazonense David Washington Moreira ficou com a medalha de ouro ao superar o alagoano Jeanderson Raposo na final.
Categoria até 66 kg
Matheus Fernandes, do Amazonas, ficou com a medalha de prata. O ouro ficou com Fabio Costa, do Rio de janeiro, que depois estar perdendo para Matheus por 4 a 2 reverteu o placar nos minutos finais, vencendo por 6 a 5.
Categoria até 74 kg
O amazonense Lucas Machado ficou com a medalha de ouro depois de fazer 14 a 4 sobre Sandro Martines, do Rio Grande do Norte.
Categoria até 84 kg
O ouro ficou com o amazonense Fábio Júnior, que superou o paraibano Elizeu Lacerda na final.
Categoria até 120 kg
O amazonense Rodrigo Pinheiro, que é atleta do lançamento do dardo, ficou com a medalha de bronze em sua estreia num campeonato nacional de luta olímpica.