Amazonas é 2° colocado no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

Foto: Patrick Amorim/Setemp

Na tarde desta quinta-feira (17/11), o Amazonas foi o segundo estado com mais finalistas na 5ª edição do prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, com 13 unidades produtoras representando sete municípios. O titular da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), André Mota, participou da premiação no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro.


O ranking nacional oferece o selo da premiação por três anos, em divulgação de três produtos nos sites do Sebrae nacional, regional e no catálogo comercial do prêmio. O estado de Minas Gerais foi o primeiro colocado na premiação.

De acordo com o secretário executivo, André Mota, o reconhecimento e a valorização do artesanato amazonense vem tendo destaque cada vez mais em todo País.

Foto: Patrick Amorim/Setemp

“Estar no segundo lugar de um prêmio tão importante mostra que o trabalho do artesão amazonense é valorizado cada vez mais. O Governo do Estado tem apoiado muito o segmento, que cresceu nos últimos anos”, avaliou Mota.

O indígena Irineu Rodrigues, da etnia Baniwa, atua na comunidade Yamada, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). Ele usa fibra de arumã e madeira de reaproveitamento em seus materiais.

“Como eu já tinha alguns produtos que eu estava recriando ou inovando, eu me inscrevi nesse prêmio e essa é a primeira vez que eu estou participando. Graças a Deus, consegui chegar como finalista e receber o prêmio”, comemorou.

Produção Artesanal

Alguns dos artesãos premiados, hoje, foram escolhidos pelas suas peças produzidas através do Projeto Laboratório do Artesanato Competitivo, uma parceria entre a Setemp e o Ministério da Economia e Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, através do Programa do Artesanato Brasileiro (Pab).

Criado em 2006, o prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato tem o objetivo de identificar os produtores de artesanato mais competitivos do Brasil. O Amazonas tem mais de 5.400 artesãos cadastrados no sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), de acordo com levantamento feito pelo Departamento de Artesanato e Economia Solidária (Daes), vinculado à Setemp.

Artigo anteriorPolícia Civil e Procon deflagram “Operação Best Friday Sem Pirataria’ no centro de Manaus
Próximo artigoSaúde na Escola realiza exames de ouvido em crianças de creche do Rio Preto da Eva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui