Amazonas é o estado com maior cobertura natural do Brasil, aponta MapBiomas

Anavilhanas - Foto: Diego Peres/Secom

Dados divulgados no mês de dezembro pelo MapBiomas mostram que o Amazonas é o estado com a maior porcentagem de áreas naturais do Brasil. Com 98,19% de cobertura natural, o estado é exemplo da eficiência do sistema de Unidades de Conservação (UCs) como ferramenta para preservação florestal e inibição de crimes ambientais, conforme explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.


“Esse dado do MapBiomas atesta o esforço que o Governo do Amazonas tem feito para manter a floresta em pé. Esse resultado é a prova de que as Unidades de Conservação são espaços efetivos, responsáveis para que esse resultado fosse alcançado”, afirmou.

O engenheiro ambiental e assessor do Núcleo de Geoprocessamento e Gestão de Florestas da Sema, Maycon Castro, ressalta que 54% do território do estado é composto por UCs Estaduais, Federais e Terras Indígenas (TI). Sob a gestão direta da Sema estão 12% de todo o território, que é a porcentagem correspondente às UCs Estaduais.

“O nosso sistema estadual de Unidades de Conservação é uma verdadeira barreira para que crimes ambientais proliferam. E o mais interessante é que, por meio dele, as comunidades tradicionais são as protagonistas neste processo”, disse.

De todo o território do Amazonas, 92,92% é floresta; 1,96% são áreas de formação natural não florestal e 3,31% espelhos d’água (superfície contínua de água), que, juntos, formam os 98,19% de áreas naturais.

Apenas 0,04% correspondem à área não vegetada urbana, 0,06% áreas não observadas, e 1,70% de pastagem.

Estados da Amazônia – Em comparação a outros estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal, o Amazonas é o único que se mantém com mais de 90% do seu território preservado.

Nos dados no MapBiomas, o Mato Grosso (MT) mantém 54% cobertura florestal, Roraima (RR) 72,5%, Pará (PA) 75%, Rondônia (RO) 56%, Amapá (AP) 81%, Acre (AC) 85% e Tocantins (TO) 52%.

Artigo anteriorWilson Lima anuncia maior abono Fundeb para profissionais da educação
Próximo artigoJustiça nega pedido para impedimento de diplomação de Keitton Pinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui