Amazonas e Suriname tratam sobre parceria comercial e intercâmbio de estudantes

Melo e Robert
Melo e Robert
Melo e Robert Ameeralli(D)/Foto: Alex Pazuello
Melo e Robert trocam presentes/Foto: Alex Pazuello
Melo e Robert trocam presentes/Foto: Alex Pazuello

Na última agenda da comitiva do Suriname em Manaus, o vice-presidente Robert Ameeralli, participou de um almoço de negócios com o governador do Amazonas, José Melo, ontem, quarta-feira (17), na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).


Após o almoço, ficou acertado o início de discussões detalhadas sobre acordos de cooperação técnica, para que produtos da Zona Franca de Manaus possam chegar até o mercado caribenho, através do Suriname; a parceria para intercâmbio de estudantes e a interligação por meio de voo comercial, entre Manaus e Paramaribo, capital do país.

De acordo com José Melo, o governo surinamês veio discutir o estreitamento das relações uma vez que Manaus está a apenas uma hora e quarenta minutos de Paramaribo. “A comitiva veio trazer a oportunidade de o Suriname ser a porta de entrada dos produtos da Zona Franca de Manaus para o Caribe e, entre outros assuntos, estabelecer também uma relação científica com a nossa Universidade Estadual. Ficou acertado que agora nossos técnicos vão se reunir em torno de uma proposta que será submetida a mim e ao vice-presidente”, declarou o governador.

Também, participaram do encontro o embaixador do Suriname no Brasil, Marlon Mohamed Hoesim, e uma equipe de técnicos e assessores. O secretário de Estado de Planejamento, Airton Claudino, integrou a equipe pelo Governo do Amazonas. “Estamos abrindo a agenda com o Suriname e a partir de agora, conforme determinação do governador, teremos reuniões técnicas para criarmos sinergia entre as duas Áreas de Livre Comércio, a do Brasil e a do Suriname”, esclareceu o secretário de Planejamento.

Segundo Claudino, as relações com o país sulamericano também passarão pelas áreas de turismo e cultura, aproveitando as relações entre instituições de ensino e a interligação direta por via aérea. Para ele, a alternativa de se chegar ao Caribe por este país é interessante para o Amazonas.

A comitiva surinamesa está em Manaus desde a última segunda-feira e encerrou ontem (17), a agenda de reuniões na cidade. Ontem, o grupo participou de um workshop na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde conheceram um pouco mais sobre o Polo Industrial de Manaus e seu potencial econômico, possibilidades de investimentos e cooperação bilateral com o Amazonas.​

Artigo anteriorParatletas do Amazonas brilham em etapa nacional de atletismo, em São Paulo
Próximo artigoDia do Gaúcho celebra a Revolução Farroupilha, no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui