
O Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, participou, na tarde de hoje, quinta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília, da cerimônia na qual foram anunciados os novos projetos contemplados no Programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).
Além de presidentes de outras FAPs e dos presidentes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni, da Agência Brasileira de Inovação (Finep), Marcos Cintra, da Capes, Abílio Baeta Neves, e do CNPq, Mário Neto Borges, a cerimônia teve também as presenças dos ministros de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, da Defesa, Raul Jungmann, e da Fazenda, Henrique Meirelles, além do presidente da República, Michel Temer.

Neste segundo ciclo do programa, foram aprovados 101 INCTs que envolvem 8.738 pesquisadores do país de 410 laboratórios. O Amazonas está representado por dois INCTs com os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Adalberto Val e Niro Higuchi.
Na cerimônia, também, foi anunciada a reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e a liberação dos recursos para o Programa Universal 2014. Após a solenidade, René Levy Aguiar participou, ainda, de uma reunião com o presidente do CNPq, Mário Neto Borges para tratar de parcerias estratégicas com as FAPs.