Amazonas participa de reunião sobre mudanças climáticas, no México

Ipaam e Sema participam de evento sobre mudança climática/Foto: Arquivo
Ipaam e Sema participam de evento sobre mudança climática/Foto: Arquivo
                Ipaam e Sema participam de evento sobre mudança climática/Foto: Arquivo

No período de 29 de agosto a 01 de setembro, uma missão composta pela diretora-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, e pelos secretários titular e executivo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), respectivamente Antônio Stroski e Luís Henrique Piva, participa da Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores sobre o Clima e Florestas (GCF), em Guadalajara, no México, onde, também, ocorrerá a 2ª Cúpula de Mudanças Climáticas das Américas.
A GCF é uma colaboração subnacional ímpar entre 29 estados e províncias do Brasil, Indonésia, Costa do Marfim, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos. O evento tem a finalidade de reunir os governos para fortalecer a luta contra as mudanças climáticas, através de um consenso hemisférico sobre a agenda climática global.


Lideranças indígenas, grupos ambientais e representantes de diversas indústrias se reúnem para estabelecer compromissos para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e identificarem oportunidades de investimento em economia global com baixa pegada de carbono.

“Como um estado com a maior cobertura preservada do Brasil e alvo das atenções mundiais quando se fala de preservação do meio ambiente, é muito importante a participação do Amazonas nestes debates internacionais, firmando o nosso compromisso com o equilíbrio do ecossistema do planeta”, disse a diretora-presidente do Ipaam, Ana Aleixo, que é advogada, especialista e mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Os estados e províncias participantes irão se comprometer em reduzir a degradação florestal em 80% até 2020, em suas jurisdições.

Crédito de carbono – Na ocasião da Reunião da GCF, será entregue o certificado de redução de 400 mil toneladas de emissões de carbono (tCO2) à rede de hotéis Marriott International, juntamente com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), pela doação de US$ 2 milhões para investimento em alternativas que evitem o desmatamento na Amazônia.

Artigo anteriorMT: Anvisa suspende lote de achocolatado após morte de criança em Cuiabá
Próximo artigoCampanha de combate ao fumo inicia com incentivo ao tratamento de dependentes, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui