Amazonas realiza 11ª Conferência Estadual de Assistência Social

Foto: Roberto Carlos/Secom

A 11ª Conferência Estadual de Assistência Social realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), teve início nesta quarta-feira (8/11), com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. As discussões têm como principal objetivo definir as prioridades para a Política de Assistência social.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário executivo adjunto da Seas, Felippe Abrahim, representou a secretária titular, Auxiliadora Abrantes, que participa de uma reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), na sede do Conselho Nacional de Assistência Social, em Brasília.

Foto: Roberto Carlos/Secom

Na ocasião, o secretário adjunto considerou a conferência como um importante instrumento de participação população na construção e efetivação da democracia. “Esta conferência é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania e debates de novas diretrizes que visem o fortalecimento e a consolidação do SUAS no Amazonas. É com este olhar que a gestão do Governo Amazonino Mendes busca desenvolver um trabalho com mais respeito à causa pública”, afirmou Felippe.

Também estiveram presentes representantes do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e representantes dos fóruns nacionais e estaduais de trabalhadores, usuários e conselhos da assistência social (FEAS / FETSUAS / FONACEAS / FEUSUAS).

Foto: Roberto Carlos/Secom

Eixos temáticos – Até quinta-feira (9/11), pelo menos 450 trabalhadores da assistência social continuarão reunidos em torno de quatro eixos temáticos: “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais”; “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”; “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantia de direitos socioassistenciais”; além da “Legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federados para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Agenda em Brasília – Entre os assuntos que estão sendo tratados pela secretária Auxiliadora Abrantes com os demais secretários estaduais e municipais da assistência de todo o país, em Brasília, estão o Programa Primeira Infância no SUAS, o CapacitaSUAS, o Calendário Nacional da Assistência Social 2018 e o orçamento dos serviços socioassistenciais para o próximo ano.

Eleição de delegados – Na plenária final da Conferência Estadual de Assistência Social, serão escolhidos os dezoito delegados que representarão o Estado do Amazonas na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 5 a 8 de dezembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui