Amazonas receberá duas maternidades modernas pelo Novo PAC

Foto: Recorte

O Ministério da Saúde, através do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), anunciou a construção de 36 novas maternidades em 21 estados brasileiros. Dentre essas, duas serão destinadas ao estado do Amazonas, sendo uma localizada na capital Manaus e outra no município de Parintins. Essas unidades visam melhorar significativamente a qualidade dos serviços essenciais da rede pública de saúde.


Esses novos empreendimentos beneficiarão mais de 26 milhões de mulheres, proporcionando até 583 mil atendimentos por ano. As novas maternidades fazem parte de uma série de iniciativas do governo federal destinadas a melhorar as condições de vida das mulheres e a saúde das crianças. As unidades serão estrategicamente localizadas em macrorregiões de saúde com maiores índices de mortalidade materna e necessidade de leitos.

Segundo a arquiteta responsável pelos projetos, Mirela Pessatti, as novas maternidades serão estabelecimentos de média e alta complexidade, prestando assistência completa à gestante, puérpera e ao recém-nascido. As unidades serão divididas em dois portes:

• Porte 1: 8.200m², capacidade para até 100 leitos.
• Porte 2: 10.150m², capacidade para até 150 leitos.

As maternidades de alto risco incluirão diversos setores assistenciais:

• Centro de parto normal intra-hospitalar
• Suítes de pré-parto, parto e pós-parto
• Centro cirúrgico e obstétrico
• Alojamentos conjuntos e quartos de internação de alto risco
• Unidade de terapia intensiva neonatal e materna
• Unidade de cuidados intermediários e de canguru
• Suítes de expectação para emergências
• Áreas privativas para vítimas de violência
• Unidade de urgência e emergência
• Diagnóstico por imagem (radiologia, tomografia, ultrassonografia, cardiotocografia)
• Laboratório de análises clínicas
• Áreas de apoio técnico e administrativo
• Banco de leite e casa da gestante, bebê e puérpera

Atendimento Humanizado

“O objetivo é priorizar o atendimento humanizado e a privacidade da mulher, desde as gestantes de risco habitual até as de alto risco e, principalmente, as que necessitam de um cuidado maior, como as vítimas de violência”, afirma Mirela Pessatti. O secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Nilton Pereira Júnior, acrescenta: “Estamos mudando paradigmas, ao oferecer um modelo assistencial focado em boas práticas e na humanização da atenção aos partos e nascimentos. Serão serviços de incorporação tecnológica importantes, saúde digital, ensino e pesquisa”.

Facilitação da Execução das Obras

Os projetos arquitetônicos e de engenharia das maternidades serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde para facilitar a execução das obras e a instalação dos equipamentos, acelerando a disponibilidade dos serviços à população. Os materiais disponibilizados incluirão projetos de arquitetura e engenharia em nível executivo, com memoriais, caderno de encargos, especificações e planilha orçamentária, todos elaborados com metodologia BIM, que utiliza modelos 3D para proporcionar aos profissionais a perspectiva e as ferramentas necessárias para a construção.

Artigo anteriorDesignação de mesários já pode ser feita
Próximo artigoAfya Educação Médica abre agendamento para consultas gratuitas em endocrinologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui