Amazonas Saúde Itinerante chega ao Rio Preto da Eva, nesta sexta-feira

Devemos realizar uma média de 60 cirurgias e 100 consultas médicas”, explicou Alecrim.
Devemos realizar uma média de 60 cirurgias e 100 consultas médicas”, explicou Alecrim.
Devemos realizar uma média de 60 cirurgias e 100 consultas médicas”, explicou Alecrim.

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, levará suas ações ao município de Rio Preto da Eva, neste final de semana. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a equipe do programa chega ao município, que fica a 80 quilômetros de Manaus, nesta sexta-feira (8) e permanece até domingo (10) para a realização de uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas e a oferta de consultas nas especialidades de ginecologia. “Devemos realizar uma média de 60 cirurgias e 100 consultas médicas”, explicou Alecrim. A jornada acontecerá no hospital estadual Thomé de Medeiros Raposo.
Ainda neste mês, seguindo a recomendação do governador José Melo para que as ações do programa mantenham um bom ritmo, o Amazonas Saúde Itinerante estará atendendo também os municípios de Eirunepé, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e Maués.


 
Desde o último domingo (3), no município de Atalaia do Norte (distante 1.138 quilômetros da capital) está acontecendo uma jornada de consultas médicas na especialidade de oftalmologia. Para os casos em que há prescrição, os pacientes também receberão os óculos, que serão confeccionados em Manaus e posteriormente enviados para eles, por meio da unidade hospitalar da Susam no município. A mesma jornada de consultas nesta especialidade será levada a outros dois municípios do Alto Solimões: Benjamin Constant, no período de 8 a 13 deste mês; e Tabatinga, entre os dias 14 e 20.

 
Lábio Leporino – Na próxima semana, o município de Eirunepé (que fica a 1.245 quilômetros de Manaus) recebe uma jornada de cirurgias corretivas de lábio leporino. Esta ação, que utilizará a estrutura do hospital estadual Vinícius Conrado, é realizada pelo programa através de parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a organização não governamental Smile Train, com o apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus. “Será a segunda jornada de cirurgias deste tipo levada ao interior do Estado, neste ano, por meio desta parceria. A primeira aconteceu no mês de março, em Tefé, e permitiu a realização de 25 cirurgias”, ressaltou Alecrim.

 
De acordo com a coordenadora do Amazonas Saúde Itinerante, Carmelita Alves, completando a programação deste mês de maio, o município de Maués receberá, no período de 15 a 17, uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas, com a oferta de consultas médicas nas especialidades de neurologia e ginecologia. No período de 29 a 31, será a vez de Benjamin Constant receber a jornada de cirurgias, com consultas nas especialidades de cardiologia e ginecologia.
Executado pela Susam com o apoio do Ministério da Saúde, o Amazonas Saúde Itinerante leva ao interior do Estado jornadas de cirurgias e de consultas com médico especialista. No ano passado, o programa manteve uma média mensal de 9,3 mil atendimentos realizados. Somente as cirurgias reparadoras de lábio leporino, beneficiaram cerca de 300 pacientes. Além das ações executadas diretamente pela Susam, o programa inclui as atividades dos barcos de Pronto Atendimento Itinerantes (PAI), que são coordenadas pela Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS) e que também incluem a realização de consultas médicas e odontológicas.

 

Artigo anteriorPolícia Militar do Amazonas forma aspirantes a oficial que concluiram curso
Próximo artigoServidores do Ipem-Am participam de treinamento para atendimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui