Amazonas tem 3 milhões de galinhas que produzem 2 milhões de Ovos por dia

Granja São Pedro/Reprodução: DC

A avicultura industrial se concentra principalmente na região metropolitana de Manaus, com mais de 3,15 milhões de aves e uma produção de 1,71 mil toneladas de carne e 1,49 milhões de caixas de ovos por ano. Os principais municípios produtores são Manaus, Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva.

A avicultura de postura de ovos amazonense tem um plantel de 2,5 milhões de aves e produz 2 milhões de ovos/dia, são produzidos 50 milhões de ovos por mês. Empregando cerca de 20 mil pessoas no setor e gerando renda de aproximadamente R$250 milhões anualmente ao PIB amazonense.

O Amazonas é primeiro na produção de ovos no norte e o décimo no país. “As granjas estão todas localizadas na região Metropolitana. Geram milhares de empregos e tem como grande dificuldade o insumo, uma vez que não temos produção de milho e soja no Estado e tem que importar do Mato Grosso, aumentando o custo de produção do ovo regional.

Granja São Pedro/Reprodução: DC

Principais gargalos

Dos principais gargalos destacam-se as permanentes quedas de energias, o alto custo dos insumos, a falta de laboratórios para análise de insumos e ração e análise de patologia animal, exigências ambientais que implicam no acesso ao crédito, deficiência da assistência técnica pública, infraestrutura insuficiente de armazéns para grãos, acesso ao mercado de milho e soja na safra em condições para atender a demanda por mínimo quatro meses, falta de organização do produtor, reconhecimento do governo e constantes assaltos.

Conforme o presidente da FAEA, Muni Lourenço, “o segmento da avicultura e produção de ovos vem desempenhando um papel altamente estratégico para nosso Estado, primeiro porque durante a maior parte do ano, o ovo de galinha é o único produto rural que temos autossuficiência, para atendimento ao mercado amazonense, além disso, é a atividade que fornece o alimento mais barato para a população, que é o ovo, acessível a todas as camadas sociais”. Afirmou Muni.

Para o Senador Eduardo Braga (MDB) que articulou recentemente uma reunião das lideranças do setor com o Ministro da Agricultura, Blairo Magi, tem que garantir acesso aos programas do governo federal aos avicultores para produção sustentável de alimentos ao nosso Estado.” A realidade geográfica do Amazonas é diferenciada e nosso pleito é de garantir a venda de insumos com um bônus aos produtores considerando, a nossa logística para podermos colocar nosso produto no mercado no mesmo valor ou menor do que chega de outros Estados”, afirmou o Senador.

Dos assuntos discutidos entre o Senador e o Ministro destacam-se as sugestões dos Leilões do VEP e aumento no limite acima de 10 ton de vendas em balcão de milho pela CONAB aos produtores de aves.

Para o Senador Eduardo Braga (MDB), a pauta com o Ministro da Agricultura Blairo Maggi está sendo avaliada no Ministério, mas tem uma certeza que poderá ser concretizada, “ele conhece nossa realidade e as dificuldade de logística e produção de insumos para ração de aves e criação de peixes vou continuar acompanhando o andamento dos assuntos tratados para podermos continuarmos com autossuficiente na avicultura e aumentar a produção da piscicultura” frisou o Senador.

Com a inclusão dessas duas propostas para o setor da avicultura poderá resultar na diminuição no custo de produção e por consequência no valor para o consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui