Amazonas tem mais de 500 novos médicos em programa do governo federal

Foto: Recorte

Retomado pelo governo do presidente Lula, o Programa Mais Médicos adicionou 535 novos médicos para atender a população amazonense dos 62 municípios.


Agora, há um total de 919 profissionais atuando no estado, sendo 108 em sete Distritos Sanitários Indígenas.

Outro número expressivo reflete a redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. Com R$ 8,5 milhões transferidos ao estado, o programa tinha uma previsão de realizar 4,5 mil cirurgias de janeiro a outubro de 2023.

Mas esse total foi superado, com a realização de 5,2 mil cirurgias. Para 2024, O Ministério da Saúde já disponibilizou mais de R$ 24 milhões para continuidade do programa no Amazonas.

Na atualização realizada na segunda quinzena de janeiro, a plataforma ComunicaBR apresenta, em detalhes, informações sobre o alcance de importantes programas para a população amazonense, com destaque para o Mais Médicos, Atenção Primária à Saúde, Brasil Sorridente, SAMU e Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias.

A plataforma mostra também que a oferta de serviços odontológicos de forma gratuita por meio do Brasil Sorridente também ganhou reforço no Amazonas. Até novembro de 2023, dez novas equipes de saúde bucal foram habilitadas, chegando a 580 no estado.

O Brasil Sorridente está ligado a diversas ações e programas, como o Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, entre outras. Além disso, apresenta ações voltadas para a qualificação de gestores e profissionais de saúde e para a educação em saúde da população.

Artigo anteriorPrefeitura entrega cestas básicas para 73 famílias no Mauazinho
Próximo artigoPaíses suspendem financiamento para agência da ONU em Gaza após demissões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui