
Retomado pelo governo do presidente Lula, o Programa Mais Médicos adicionou 535 novos médicos para atender a população amazonense dos 62 municípios.
Agora, há um total de 919 profissionais atuando no estado, sendo 108 em sete Distritos Sanitários Indígenas.
Outro número expressivo reflete a redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. Com R$ 8,5 milhões transferidos ao estado, o programa tinha uma previsão de realizar 4,5 mil cirurgias de janeiro a outubro de 2023.
Mas esse total foi superado, com a realização de 5,2 mil cirurgias. Para 2024, O Ministério da Saúde já disponibilizou mais de R$ 24 milhões para continuidade do programa no Amazonas.
Na atualização realizada na segunda quinzena de janeiro, a plataforma ComunicaBR apresenta, em detalhes, informações sobre o alcance de importantes programas para a população amazonense, com destaque para o Mais Médicos, Atenção Primária à Saúde, Brasil Sorridente, SAMU e Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias.
A plataforma mostra também que a oferta de serviços odontológicos de forma gratuita por meio do Brasil Sorridente também ganhou reforço no Amazonas. Até novembro de 2023, dez novas equipes de saúde bucal foram habilitadas, chegando a 580 no estado.
O Brasil Sorridente está ligado a diversas ações e programas, como o Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, entre outras. Além disso, apresenta ações voltadas para a qualificação de gestores e profissionais de saúde e para a educação em saúde da população.