
A Região Norte foi responsável pela abertura de 17 mil empresas, das quais 3.753 criadas no Amazonas, segundo mostra gráficos da Serasa Experian. Total nacional foi de 371.674 novos negócios
Em setembro, o Norte do país registrou 17.372 novos empreendimentos, segundo os dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O destaque regional ficou com o Pará, que teve a maioria das aberturas (7.155), seguido do Amazonas com (3.753) negócios abertos.
Confira o levantamento completo da região abaixo:
No cenário nacional, em setembro, o país registrou 371.674 novos negócios. Essa quantidade representa um aumento de 21,28% em relação ao mesmo período de 2023. Veja no gráfico a seguir as quantidades dos últimos 12 meses:
A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, destaca que o ambiente de negócios dinâmico e as políticas governamentais de incentivo ao empreendedorismo têm fomentado a criação de novas empresas no Brasil. “A rápida digitalização também facilita o início das atividades empresariais, exigindo menos capital inicial e reduzindo as barreiras de entrada”, comenta.
Serviços registra o maior número de aberturas
O setor de “Serviços” foi o responsável pela maior parte das novas empresas criadas em setembro (73,4%). Já o segmento menos procurado para empreender foi o “Demais” (1,1%). Veja o detalhamento na tabela a seguir:
Do total de empresas abertas em setembro, mais de 265 mil foram “Microempreendedores Individuais” (MEIs). “Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, analisa Camila Abdelmalack. Veja mais informações sobre a Natureza Jurídica do Indicador:
Três estados do Sudeste foram os que mais abriram negócios em setembro
Ainda segundo o levantamento, em setembro, três dos quatro estados da região Sudeste foram os que mais concentraram abertura de empresas, com São Paulo liderando o ranking (115.463). Em segundo lugar ficou Minas Gerais (38.953) seguido pelo Rio de Janeiro (29.906) em terceiro. Confira o levantamento completo por Unidades Federativas (UFs) abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas
Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor. Clique aqui e saiba mais!
Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.