Amazonastur realiza ações para fortalecimento do turismo em Tefé

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou, na terça-feira (31/05), ações de fortalecimento do turismo em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), alcançando também os demais municípios localizados no Médio Solimões. Um seminário sobre as iniciativas do setor e entregas de certificados fizeram parte das atividades.


Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

O seminário teve como objetivo reunir as iniciativas de turismo que envolvem os municípios de Alvarães, Tefé e Uarini, todos na região do Médio Solimões. O evento ocorreu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“Estamos aqui realizando mais um grande passo para interiorizar a política pública de capacitação, capitaneada pela Amazonastur, entregando certificados de conclusão de dois importantes cursos para o turismo e realizando esse seminário, que possibilita a troca de conhecimento e fomenta novas iniciativas de turismo na região. Em paralelo, realizamos ações de ordenamento e regularização de estabelecimento para trazer de volta o município de Tefé para o Mapa do Turismo Brasileiro”, relatou Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur.

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Durante o encontro, estudantes, empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo, instituições e membros do Conselho Municipal de Turismo puderam discutir o empreendedorismo no turismo, cases de sucesso, história e evolução do turismo da Floresta Nacional (Flona) no município e o envolvimento das comunidades, a história e evolução do turismo no local, além da importância da regularização de empresas no Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur).

Certificados

Em Tefé, também foram entregues certificados para os prestadores do Cadastur e para os concluintes do curso de Agente de Informação Turística do Cetam.

Segundo o coordenador do programa de turismo de base comunitária do Instituto Mamirauá, Pedro Meloni Nassar, há um potencial gigantesco na cidade de Tefé e região.

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

“Tem muito potencial natural e o potencial sociocultural também. Existem muitas comunidades aqui na região que estão dispostas a poder trabalhar, ter oportunidade de trabalhar com o turismo e poder mostrar sua cultura, seu modo de vida. A Amazonastur é uma parceira fundamental, tanto para poder ajudar nesse processo de ordenar o turismo aqui na região como para poder também ajudar a divulgar”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Amazonastur, o Cadastur é um sistema de suma importância que busca o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. Com a regularização, o turista pode confirmar a qualidade e segurança do serviço turístico escolhido.

“O turismo na cidade de Tefé está crescendo bastante, e agora, com a entrada de novos profissionais formados na área, a cidade tende a crescer bastante nesse retorno. Eu pretendo futuramente abrir minha empresa para atuar diretamente nos setor de ecoturismo”, destacou o recém formado em Guia de Turismo Regional, Jeferson Pimentel.

Artigo anteriorGoverno repassa R$ 4 milhões para desenvolvimento do setor primário em Manacapuru
Próximo artigoAnvisa recolhe remédios para tratamento de infecções na garganta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui