Amazonense conquista quatro medalhas de ouro no Austin Open de Jiu-Jítsu

Foto: Mauro Neto/Sejel

O atleta amazonense Mateus Lopes, 16, faturou quatro medalhas de ouro pelo Austin Open de Jiu-Jítsu, ao disputar a categoria Juvenil Leve, Absoluto, com e sem quimono. O faixa azul desembarcou nesta terça-feira, dia 08, em Manaus e contou que venceu seis atletas americanos por finalização e aproveitou alguns dias no território americano para realizar intercâmbio esportivo. A competição ocorreu nos dias 22 e 23 de julho e o competidor recebeu apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


A história do atleta na arte suave começou aos sete anos por incentivo do pai. Segundo o jovem, ver o pai lutando o fez querer tambem ingressar na modalidade, mas com uma diferença, o menino quis se profissionalizar e tem o objetivo de estar sempre entre os melhores.

Foto: Mauro Neto/Sejel

“Meu pai sempre praticou o jiu-jítsu por hobby mesmo, e eu, diferente dele, queria competir, queria ganhar medalhas, e desde então eu fui em busca deste sonho e ainda pretendo ir mais longe e ganhar os principais campeonatos do mundo. Quero ser o melhor da minha categoria, representar bem e crescer no esporte”, disse Lopes.

Se a intenção de Mateus é se destacar, a trajetória do atleta parece cooperar para o objetivo ser alcançado. Isso porque, o amazonense é campeão brasileiro há dois anos consecutivos (2013-2014), campeão pelo Mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE) por três anos (2012 – 2013 – 2015), o jovem também participou este ano do Pan-Americano, no mês de março, e ficou em 3º lugar, e do Mundial de Jiu-Jítsu em Long Beach, em junho, conquistando também o 3º lugar, ambas as competições aconteceram na Califórnia.

“Nas duas competições deste ano eu não venci, pois apenas o primeiro colocado vence a disputa, a vitória este ano veio apenas no Austin Open e valeu muito a pena. Entretanto, 2017 ainda não acabou e tenho outras missões a cumprir e meu desejo é afinar cada vez mais os treinos para garantir resultado”, comentou o atleta.

Com este currículo, o amazonense já tem planos para morar fora do país, tudo para se preparar melhor para as disputas, e se qualificar como profissional. “Eu estou tirando o meu visto de atleta, o que vai fazer com que eu possa ficar por mais tempo nos Estados Unidos, vou morar em San Antonio, no Texas, e já tenho tudo certo por lá. Vou treinar com o mestre brasileiro, Rodrigo Pinheiro, que é um dos ícones do esporte”, contou.

De acordo com Mateus, a intenção é passar seis meses nos Estados Unidos e seis meses no Brasil. “Esse intercâmbio vai aprimorar meus conhecimentos como atleta, me fazer amadurecer como pessoa, além do mais, vou estar praticando outro idioma, então vai ser uma boa experiência. Além disso, a remuneração também conta bastante nessa decisão”, finalizou o amazonense.

Artigo anteriorSejusc realiza o 5º Concurso Estadual de Prevenção à Violência Contra as Mulheres
Próximo artigoFit One prepara seus guerreiros para 1ª Corrida de Obstáculos da PM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui