Análise das disputas municipais de 2024 no Amazonas

Foto: Recorte

As eleições nos municípios do Amazonas que está começando das 7h00 até as 16h00, de acordo com o TSE só serão divulgados os resultados após o final da eleição, com exceção de Manaus que será em tempo real.


Vamos dar alguns palpites sobre os possíveis candidatos a prefeitos que poderão serem eleitos hoje, de antemão, informo que podemos errar em alguns e acertar noutros. Essas informações não são absolutas, fizemos um levantamento das candidaturas por município e foi feito uma busca de pesquisas realizadas recentemente para alguns e os outros foi baseado no volume das campanhas e apoio das máquinas municipais para reeleição ou candidatos apoiados pelos atuais prefeitos, bem como, a influência política de lideranças como o governador Wilson Lima, senador Omar Aziz, Eduardo Braga, Silas Câmara e outros.

Nessas eleições de 2024, dos 62 municípios do Estado, 30 prefeitos vão concorrer a reeleição, podendo 27 serem reeleitos e os demais 32 prefeitos atuais que não concorrerão a reeleição, terão chance de fazer seus sucessores em 22 municípios. Portanto, terá uma baixa renovação nas gestões das prefeituras municipais com a eleição de 13 novos prefeitos de oposição.

O grupo político do governador Wilson Lima poderá eleger a maioria dos prefeitos, elegendo 27 prefeitos e prefeitas.

O segundo partido que poderá eleger mais prefeito é o MDB com a vitória de 10 prefeitos se mantendo em boa posição nos municípios.

O terceiro grupo político a ganhar mais prefeituras nessas eleições pode ser Republicanos do deputado Federal Silas Câmara, poderá eleger 9 prefeitos e 6 vices prefeitos, tendo influencia politica direta em 15 prefeituras. Destacamos aqui a vitória do Republicanos nos municípios de Coari (51.690) e Itacoatiara (74.674) que são 2 colégios eleitorais acima de 50 mil eleitores.

O grupo político do senador, Omar Aziz, deverá eleger 5 novos prefeitos nessa eleição em 2024.

A grande novidade dessa eleição poderá ser a Federação PT, PCdoB e PV, que representa diretamente a força política do presidente Lula no Estado. A Federação pode eleger 5 prefeitos e prefeitas, 5 vice prefeitos e 40 vereadores, podendo ser uma nova força política com presença nos municípios e influenciar na composição das eleições e 2026. Destaca aqui a possível vitória de Edjane em Tefé que poderá ser uma grande surpresa política.

O maior desafio nessas eleições de 2024, será para o prefeito David Almeida (AVANTE) que terá que garantir sua reeleição em Manaus, que representa 55% do eleitorado do Estado, pois, nos municípios do estado o AVANTE tem chance de eleger apenas a prefeita de Beruri, ou seja, caso não garanta sua reeleição em Manaus pode começar a perder força politica e não ter folego para disputa majoritária.

O PL partido do Bolsonaro e representado por Alfredo Nascimento não elegerá nenhum prefeito, confirmando que o interior do Estado não é bolsonarista. No entanto, o PL disputa com chances de ganhar os municípios de Humaitá e Lábrea no sul do Amazonas.

E por fim, cabe lembrar que existem outras forças políticas diluídas noutros partidos que funcionam como força auxiliar dos grupos políticos mais fortes. Esses grupos políticos estão sobre comando de algumas lideranças regionais, a saber: O partido Cidadania de Amon, o PSDB de Plínio Valeiro, o PP do Rodrigo de Sá, o Podemos da Alessandra Campelo, o PDT de Luiz Castro, o PSB de Serafim Correa, a Rede da Wanda Witoto. Essas forças tem uma tendência de compor com outros grupos políticos formando blocos para disputar as eleições de 2026. O PP faz 2 e PSDB 1.

Artigo anteriorSeca pode atrapalhar votação de eleitores no Amazonas
Próximo artigoJustificativa pelo e-título pode ser feita até 17h; eleitores relatam dificuldades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui