
Sob aplausos, o prefeito de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus), Anderson Sousa recebeu a Medalha Ruy Araújo. A homenagem aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A cerimônia foi acompanhada por diferentes autoridades na sede do parlamento estadual. Além disso, moradores de Rio Preto da Eva também fizeram questão de comparecer e apoiar o prefeito no momento de receber a medalha.
“O município de Rio Preto da Eva hoje está bastante próspero. Temos feito uma gestão em prol do povo, valorizando o turismo, a agricultura e impulsionando a economia local. Esta homenagem representa o reconhecimento do nosso trabalho na Prefeitura do Rio Preto da Eva e significa que estamos seguindo o caminho certo para o crescimento do município”, disse o prefeito Anderson Sousa.
“Serei eternamente devedor desta homenagem. Agradeço ao deputado Belarmino Lins, seu irmão, Átila Lins, ao governador Wilson Lima, deputado Marcelo Ramos, deputado Sinésio Campos e demais autoridades que estão sempre ajudando o nosso município”, enfatizou o gestor.
Em seu discurso, o prefeito Anderson Sousa também falou sobre os trabalhos feitos no município pelos parlamentares que prestam apoio ao município. O prefeito agradeceu também ao seu vice, Neto do Baixo Rio.
“Estamos fazendo de Rio Preto um grande centro da agroindústria. Não fazemos concorrência à Zona Franca de Manaus, que está sendo prejudicada pelo governo federal com a retirada de recursos”, comentou.
“A verdadeira sabedoria estar em gostar daquilo que se faz. Temos humildade para encontrarmos um meio para tornar Rio Preto da Eva ainda melhor”, disse o prefeito emocionado.

O prefeito também foi elogiado durante a celebração. “O prefeito Anderson Sousa, com certeza, é um grande representante do Amazonas por todo o trabalho de excelência que exerce em Rio Preto da Eva”, discursou a deputada Alessandra Campêlo.
“Ele ama a terra e seu povo. Está sempre lutando pelo melhor para o seu município, com honestidade e humilda. E é por isso que estamos concedendo essa homenagem com a Medalha Ruy Araújo ao prefeito Anderson Sousa. Esta medalha só recebe quem realmente trabalha em benefício pelo povo”, ressaltou o deputado Belarmino Lins, autor da propositura.
Outro parlamentar a enfatizar o trabalho feito por Anderson Sousa na Prefeitura de Rio Preto da Eva foi Sinésio Campos. “Atualmente, Rio Preto da Eva tem outra cara para o seu turismo e para os produtores rurais. Se hoje o município aparece entre os melhores do Amazonas, é graças à gestão de Anderson Sousa, que não mede esforços para que a população tenha um lugar ainda melhor para se viver”, disse. “O Anderson, em seu dia a dia, não faz do limão uma limonada, mas, sim, uma abacatada. Ou seja, ele faz o impossível por seu povo”, completou.
Quem também esteve presente na cerimônia foi o deputado federal Marcelo Ramos. O parlamentar já disponibilizou emendas para o município e afirmou que o prefeito Anderson Sousa faz bom uso do dinheiro público.
“Anderson, sem dúvidas, é um prefeito que sabe empregar os recursos que recebe em prol do povo. Além disso, ele sabe como governar. Os líderes comuns costumam impor sua liderança com força. Mas o Anderson impõe sua liderança com fraternidade, companheirismo e mão estendida”, enfatizou.
A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, tendo sido instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81. A comenda homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.
Trajetória na Educação
Filho de Manoel José de Sousa e de Dona Maria Nascimento de Sousa, nascido no dia 23 de novembro de 1962 no Careiro da Várzea (a 35 quilômetros de Manaus). Casado com a Dra. Soraya Almeida de Sousa e pai de seis filhos: Thalyta, Ana Clara, Esther, Aline, Emyle e Maurício. Formado em Pedagogia no Instituto Adventista de Ensino IAE-São Paulo e em Letras na Faculdade de Ciências e Letras Hebraico Brasileiro Renascença em São Paulo.
De 1984 a 1987 exerceu a função de Secretário de Educação e nos anos de 1985 e 1986 foi condecorado como o melhor secretário municipal de educação de todo o Amazonas.
Competente e sempre cheio de sonhos, de 1992 a 1996 tornou-se microempresário na indústria de polpas de frutas, sorvetes, picolés e doces. Foi Secretário Municipal de Administração e Finanças na Prefeitura de Rio Preto da Eva entre os anos 1993 e 1994; Vice-Prefeito de Rio Preto da Eva em 1997; prefeito eleito de Rio Preto da Eva em 2004; foi o 16• Presidente da Associação Amazonense dos Municípios de 2007 a 2008; Prefeito eleito de Rio Preto da Eva em 2016 e reeleito em 2020, sua função atualmente.