Aos 10 anos, surge um ecologista por excelência – por Luís Araújo

Luís Araújo, 10 anos de muito conhecimento sobre preservação ambiental - foto: divulgação

Lembra do Luís, meu filho menor? O cara agora está com 10 anos. É um cara tranquilo e gente boa, mas está um pouco “viciado” em celular!!… Normal, para geração dele … hoje, deixei ele de castigo, sem celular, só estudar!…


E, no ‘ócio criativo’, o cara escreveu umas coisas bem legais!…, Meio clichês mas, pela idade, dou um desconto!… Se a gente estivesse na Suécia e se eu fosse um cara rico, acho que teríamos mais uma ‘Greta Thunberg’ … Resolvi compartilhar o texto, pra ver se o cara leva jeito pra profissão….

PS: É “textão”!!… (Wildebran Araújo – Pai).

———————————————————————-

Na íntegra…

Pensamentos ecológicos e os seus contras: nem sinal de prós.

O futuro do nosso planeta (terra) está em jogo e não podemos deixar que ele pereça. A sociedade deve se conscientizar de que o nosso uso excessivo dos recursos naturais está acabando com a fauna e flora deste planeta, não sabemos se há um outro planeta como este.

A poluição em rios e lagos está muito grande igualmente a do ar, essa poluição no ar aumentou o numero de pessoas contaminadas com doenças como câncer, pneumonia e outras, e além disso está mudando o nosso clima, a emissão frequente de gás carbônico não deixa a luz solar passar, sem a luz solar, plantas morrem, e o gás carbônico deixa cada vez mais quente, com menos plantas, mais desse gás é liberado, menos é detido, e fica cada vez mais difícil conter a situação, diversos aparelhos climáticos já previram que nesse ritmo, o futuro deste planeta está em risco.

Os garimpos ilegais que antes em sua quantidade já faziam grandes mudanças tomaram força com sua liberação e o uso de mercúrio e outros itens se intensificaram nos rios pelas frequentes buscas por ouro em seus leitos, e os peixes, fonte de renda e de comida para muitos já não é uma opção segura, pois o peixe que não morre, não pode mais ser comido, por um humano nem por um outro peixe, pois seu nível de mercúrio irá subir e não poderá mais ser comido já que o animal não estará consciente disso, pois ao comer(ser humano) terá alguns problemas de saúdes graves que poderão o matar.

As queimadas estão acabando com as florestas igualmente a extração ilegal e não consciente de madeira das florestas, as pessoas que causam queimadas estão brincando com fogo e com a terra, pois isso diminui as árvores que ajudam contra a luta do gás carbônico e o aumento na atmosfera. E mesmo se cortar a árvore, se não a replantar e estiver cortando-a legalmente estará cometendo um crime e fazendo nosso planeta ter um futuro mais ruim.

Parte da população diz que o governo não cuida da poluição nos rios, as vezes ele cuida, mas se a população não se conscientizar de que tem uma responsabilidade muito maior do que pensam, como limpar? Cada um tem que fazer a sua parte, aquele óleo que você joga no ralo da pia, vai para o oceano, criando uma camada de óleo por lá, não deixando a luz do sol entrar matando as algas marinhas que são grandes ajudantes nessa luta contra o gás carbônico, e alguns peixes comem as vezes esse óleo, e morrem, aquela lata de refrigerante que você joga no rio, demora 500 anos para se decompor, isso se nem um peixe comê-la é claro, e a garrafa de vidro demora mais de 1000 anos se nem um peixe acabar comendo-a, e os sacos plásticos, os jacarés os comem e eles estão com alguns problemas de saúde e uma barriga inchada, uns verdadeiros mutantes comparados aos comuns. O governo limpa, quem não sabe suja, e os poucos que sabem, não faz.

E as pescas ilegais? Estão por aí pescando peixes na época de procriação podendo assim extinguir uma espécie, nem isso tá, mas acontecendo muito por causa dos garimpos, isso foi uma solução, irracional e nada ecologicamente sustentável, tudo tem uma solução boa para ambos os lados, só tem que procurar pois como diz aquele ditado, “Quem procura, acha.” Só tem que ter paciência e persistência para conseguir alcançar a vitória.

Por isso eu digo, nós temos uma responsabilidade muito maior que nós pensamos, o que nós fazemos hoje pode afetar seu filho, seu neto, seu parente, qualquer um amanhã, afeta o mundo, afeta a terra, afeta você.

A Amazônia com sua extensa floresta é como se fosse o coração da natureza, e as queimadas, e a coleta ilegal de madeira, clima, e os garimpos e as pescas ilegais estão acabando com a floresta e com os rios, sem peixe, alguns animais como os pinguins podem não ter muito o que comer, eliminando-os ou deixando-os a beira da morte, pássaros não tem lar e se mudam de seu habitat para o de outro animal, migrando assim já que suas casas foram queimadas ou cortadas, o pantanal, lar de muitas espécies em extinção, está tendo fim devido tudo isso, só falar não basta, cada um tem que fazer a sua a parte, acreditar, mas agir em prol do bem da humanidade, dos animais e da terra, pois agora, mas do que nunca, nós devemos nos unir, tudo está descoberto, agora você é que deve se descobrir.

Não devemos repetir os erros de nossos antepassados, não devemos reclamar dos nossos problemas, a primeira coisa que devemos fazer ao se encontrar com um problema, é uma solução.

E é isso. –

FIM

*Luís Araújo é um garoto de apenas 10 anos de idade e, do NADA, resolveu dissertar sobre ecologia, biodiversidade, sustentabilidade, Amazônia e meio ambiente no planeta Terra. (Manaus – 28/05/2021 – 15h30).

Artigo anteriorVice-presidente da Câmara desafia Paulo Guedes a reduzir IPI para compensar a ZFM
Próximo artigoPoderData afirma: Lula ganha e Bolsonaro perde para todos os candidatos no 2º turno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui