
Após quase quatro horas de apagão, a energia elétrica foi restabelecida nos estados do Acre e Rondônia, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O corte de fornecimento começou às 14h50 (horário do Acre) desta quinta-feira (22) e o serviço começou a ser normalizado por volta das 18h, com a energia sendo totalmente restabelecida às 18h40.
O apagão afetou 217 mil consumidores no Acre e cerca de 500 mil pessoas em Porto Velho, capital de Rondônia. A cidade de Rondolândia, no Mato Grosso, também foi impactada. A concessionária Energisa, responsável pelo abastecimento na região, informou que o problema foi causado por um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN).
O ONS afirmou que as causas do apagão estão sendo investigadas e serão divulgadas em um relatório. De acordo com o órgão, houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que conecta os estados do Acre e Rondônia ao SIN.
Apesar da extensão da Energisa a outros estados, como São Paulo, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, não houve relatos de apagão nessas regiões.
Fonte: G1