Após troféu no prêmio Brasil Olímpico, Felipe Santana já fala em Olimpíada 2020

Felipe Santana/Fotos: Antonio Lima/Sejel

“É o prêmio mais importante e que serve de inspiração para as Olimpíadas”. Com essa frase, o amazonense e atleta da luta olímpica, Felipe Santana, 17, revela pela primeira vez todo o sentimento depois da conquista do troféu de Destaque dos Jogos Escolares da Juventude 2016, recebido na cerimônia da principal festa do esporte do país: o Prêmio Brasil Olímpico, ocorrido na última semana, no Rio de Janeiro. Em Manaus, o atleta já se prepara para os treinos e novos desafios.
Lado a lado das principais feras do esporte do Brasil e do mundo, Felipe – que treina na Vila Olímpica de Manaus e recebe apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) – viveu um dia de super-herói do esporte.


Escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para receber a premiação por ter conquistado cinco medalhas seguidas nos Jogos Escolares, uma prata e quatro ouros, o atleta jamais vai esquecer dos momentos vividos ao lado dos medalhistas olímpicos.

“Nem em sonho imaginava isso. Os medalhistas (de ouro) do vôlei de praia, Alisson e Bruno Schmidt, sentaram na minha frente, vi o Isaquias Queiroz (duas medalhas de prata e uma de bronze na canoagem) pedir a namorada em casamento quase do meu lado e isso é algo que não tenho como explicar. Saber que meu trabalho está sendo reconhecido no meio de tantas pessoas importantes para o esporte é gratificante”, comemorou Santana.

Com o Time Brasil em peso no evento, Felipe – que foi para a cerimônia ao lado da mãe Silvana Nascimento – passou a “vivenciar” o sonho olímpico ainda mais forte. O lutador acredita na conquista da vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020.

“Como o discurso do nadador, Thiago Pereira, que aposentou, disse: ‘Todos nós somos capazes!’ Isso me dá um estímulo grande. Eu e minha mãe falamos que eles não são diferentes da gente. Vimos eles pela Tv e são pessoas super humildes, teve atleta que me cumprimentou sem saber quem eu era. Nós também somos capazes. É o prêmio mais importante e que serve de inspiração para as Olimpíadas. Agora em diante é batalhar para chegar lá (no Prêmio Brasil Olímpico) como atleta olímpico”, declarou o lutador, sem esquecer a saída do hotel para a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, onde ocorreu o evento.

“Não tenho como descrever a minha felicidade de estar ao lado de pessoas que só via pela televisão. Um momento que nunca vou esquecer é a parte em que todos estavam reunidos antes de sairmos do hotel para o evento”, relembrou.

Ao lado da mãe no primeiro dia de treino depois da conquista do troféu, o jovem fez questão de agradecer a todos que o ajudaram desde a ida para o esporte, aos 11 anos de idade. “Tenho muitas pessoas que me incentivam e agradeço a todos eles. Não tenho como descrever minha felicidade”, afirmou Santana, acompanhado da mãe.

“Estou muito orgulhosa. Todo o sacrifício de acordar às 4h30 da manhã, de ver ele treinar até às 11h30, de ter que ir para a escola, ralar… hoje me sinto honrada. Acredito no futuro brilhante para ele. Acredito no futuro promissor do Felipe. Vou levar essa presença dele no prêmio Brasil Olímpico para a eternidade”, contou a mãe, Silvana.

Felipe Santana/Fotos: Antonio Lima/Sejel

Mérito é dele

O momento mais que único na vida do atleta também foi comemorado pelo cubano, Dagoberto Arbolaez, 63. O treinador é um dos principais responsáveis pelo crescimento técnico do atleta no esporte.

“Ele é quem fez tudo. Acho que todo o mérito é dele. Faço apenas 40% do trabalho, para os 100% ele precisa pôr os 60%. Acredito que em 2020 ele vai estar nos jogos Olímpicos, se continuar trabalhando do jeito que estar”, avaliou o treinador mostrando um semblante de orgulho.

Hora de treinar

Para que o sonho se transforme de vez em realidade, o menino de ouro da luta olímpica do Amazonas voltou aos treinos em busca da recompensa tão desejada: “É treinar duro, são de três a quatro horas de treinos diários com musculação, corrida e treino no tatame. Quero essa vaga nas Olimpíadas”, decretou.

Artigo anteriorPIB recua 0,3% em janeiro em relação mesmo período em 2016
Próximo artigoMoreno vence eleições no Equador, mas oposição quer recontagem de votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui