Aposentadoria Voluntária Incentivada da CMM oferece novas perspectivas aos servidores

Programa de Aposentadoria Voluntária Incentivada (Pavi)/Foto: Divulgação

Para a maioria dos 62 servidores efetivos da Câmara Municipal de Manaus que aderiram ao Programa de Aposentadoria Voluntária Incentivada (Pavi), a aposentadoria veio agregar qualidade de vida e, em outros casos, concretizar o sonho do empreendedorismo. Desse total, 32 conseguiram se aposentar no período de maio a agosto e outras 30 solicitações já foram encaminhadas à Manaus Previdência.


A ex-servidora Dalcilene Otaviano Portela, 54, aderiu ao Pavi e viu na oportunidade do programa, tempo para uma antiga paixão, a de fabricar seus quitutes. Aposentada destaca que já deu sua parcela de contribuição de 34 anos dedicados à Casa e, que agora, pensa em estar mais próxima dos familiares e realizar seu sonho empreendedor.

Dalcilene, que também é assistente social, ingressou na CMM em 1983 e passou pelo Departamento de Comissões e pelo setor de Taquigrafia do órgão.

Para ela, deixar o serviço público não foi uma decisão fácil, principalmente pelas amizades e o costume de estar na ativa, mas, a balança pesou pela qualidade de vida e de reaver seus dotes culinários com a fabricação de quitutes, visto que, quando servidora pública não tinha tempo para produzi-los.

“Vou ter mais tempo para realizar meus objetivos, como os meus quitutes. Vou passar mais tempo com a família e viajar. Como ainda estou numa idade boa, quem sabe, ainda, consigo um período como assistente social, uma profissão que nunca exerci”, completou Dalcilene.

Com 55 anos, o servidor Marcos Araújo, passou por diversos setores da CMM, entre eles, o departamento de Patrimônio, onde exerceu a função de chefe por 23 anos, dando sua parcela de contribuição ao órgão por mais de 34 anos. Para ele, a oportunidade do programa vai ao encontro de seus sonhos, o de educador e palestrante.

Programa de Aposentadoria Voluntária Incentivada (Pavi)/Foto: Divulgação

Marcos, que é graduado em licenciatura em Geografia e pós-graduado em Ciências Ambientais, sempre almejou o sonho de se tornar um educador, porém não tinha tempo por conta do trabalho. “Sou gestor e educador ambiental, mas não tinha tempo de associar o sonho de educador com o meu trabalho. Agora vou ter mais tempo de realizar meu sonho que é dar aula e realizar palestras referentes ao serviço de Patrimônio, repassar os conhecimentos que tenho às pessoas”, comemorou Araújo.

Marcos Lucrécio Nascimento, 61, também deixa a Casa com 34 anos de serviços. O aposentado não pensou duas vezes e aproveitou a oportunidade e as vantagens que o programa proporciona.

“No início a gente sente, principalmente pra quem estava acostumado acordar e sair para o trabalho, mas vejo que essa foi a hora certa de me aposentar, do contrário iria sair do serviço sem idade de curtir a vida. Agora tenho mais tempo com a minha família, e quem sabe, até arranjo uma namorada”, brincou Lucrécio.

Vantagens
Mais de 50% dos que já tinham condições de aposentadoria aderiram ao programa e, agora, a CMM está dando uma última chance aos que ainda querem solicitar o benefício com todos os seus direitos, como indenização de terços de férias não recebidos, de férias não gozadas, antecipação do saldo remanescente da Unidade Real de Valor (URV) e abono natalino proporcional.

Para ter acesso ao benefício, o servidor da ativa precisa estar dentro dos requisitos para a obtenção da aposentadoria voluntária e não venha a atingir a idade para a aposentadoria compulsória no prazo de um ano da publicação do Ato da Presidência.

O pagamento dos incentivos poderá ser fracionado em até 24 parcelas mensais, sendo que, cada parcela não ultrapassará 50% do valor mensal da última remuneração paga ao servidor na ativa, conforme prevê o artigo 2º da Resolução. Para aderir ao programa o servidor deverá solicitar inserção ao Pavi por meio de requerimento de aposentadoria dirigido à Presidência da Câmara, com expressa referência ao Pavi.

O programa vem sendo colocado em prática no Poder Legislativo Municipal desde o mês de maio, quando foi promulgado o Projeto de Resolução nº 091/2017, que instituiu o programa. Para quem ainda tem interesse na solicitação da aposentadoria, a Câmara prorrogou o prazo por mais 30 dias, a contar do dia 9 deste mês.

 

Artigo anteriorOperação militar do Brasil com EUA na Amazônia tem Venezuela como alvo
Próximo artigoSem acordo, trabalhadores da Construção Civil param nessa terça feira (22)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui