Aprovação da Lei de Carreira dos Praças Militares é histórica, diz Josué Neto

Deputado Josué Neto, anuncia a provação/Foto: Divulgação
Deputado Josué Neto, anuncia a provação/Foto: Divulgação
Deputado Josué Neto, anuncia a provação/Foto: Divulgação

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (4), em regime de urgência e por unanimidade dos presentes, os projetos de Lei 175/14, que reestrutura a Carreira de Praças Militares do Amazonas, e 183/13, que altera a remuneração dos procuradores autárquicos estaduais.


O presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto (PSD), disse que a “aprovação histórica” da Lei de Carreira dos Praças vem para dar mais dignidade profissional e segurança na carreira dos servidores que trabalham na segurança da população.

Na avaliação de Josué Neto, “a aprovação da Lei de Carreira dos Praças é importante tanto pelo fato de a categoria já estar aguardando há muitos anos por essa conquista, quanto pela forma como todos os movimentos feitos no sentido de dialogar com o governador José Melo (Pros) obtiveram um resultado final extraordinário”.

O deputado Josué Neto acredita que no prazo de no máximo cinco dias as conquistas e garantias estarão oficializadas e se tornarão lei para a categoria dos policiais militares. O presidente também lembrou que a Lei é uma conquista de toda a categoria que em todos os momentos esteve unida na defesa das suas reivindicações e citou o deputado Cabo Maciel (PR) pela sua liderança na condução do processo.

O relator da matéria, deputado Cabo Maciel (PR), que trabalha para criar a Lei desde 2012, disse que o sucesso “não é mérito de um, é mérito de uma união de forças”. Maciel destacou também a participação do governador José Melo “pela forma humana e justa como recebeu e tratou as reivindicações da categoria”.

Deputados de situação e de oposição se manifestaram favoráveis à aprovação da Lei de Carreira dos Praças Militares, a maioria destacando o empenho e o comprometimento do representante da categoria, Cabo Maciel e a boa disposição do governador José Melo em acatar as reivindicações. O líder do governo Sidney Leite (Pros) destacou Maciel como “defensor intransigente dos avanços e direitos dos trabalhadores da área de segurança” e o oposicionista Luiz Castro (PPS) disse que “há mérito de todos os que souberam construir este momento”.

Pauta extensa

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) terá nesta quinta-feira (5), a última pauta extensa do semestre, com cerca de 20 itens para serem votados. O presidente Josué Neto disse que o objetivo é fazer um dia de pauta extensa, a fim de zerar as matérias do semestre. Para tanto, ele já instruiu sobre a inversão da pauta da sessão e pediu aos deputados que queiram incluir seus projetos na pauta, no sentido de procurar o apoio do plenário para isso. “Temos previsão de votar amanhã (quinta) uns 20 projetos, quase que metade oriundos de mensagens governamentais, e esperamos aqui um dia de muitos debates”, antecipou.

Artigo anteriorFiscais da Sempab reforçam fiscalização para proteger marcas da FIFA
Próximo artigoDeputada destaca implantação do Comitê do Gênero pela SSP/AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui