
Paulo Whitaker/Reuters
O nível do Sistema Cantareira voltou a cair nesta quinta-feira (17). Na quarta-feira (16), após chuva forte atinger boa parte da Grande São Paulo e da capital, o volume de água aumentou e chegou a atingir 12,3%. No entanto, nesta quinta, o nível voltou para 12,2%, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 63,9% de sua capacidade.
Um documento interno da Prefeitura de São Paulo, distribuído nesta terça-feira (15) a gestores municipais, relata que a Sabesp informou ao Comitê Gestor dos Serviços de Água e Esgoto da capital que já está reduzindo em 75% a pressão da água fornecida na cidade entre meia-noite e 5h. A medida, segundo especialistas, indica que o racionamento de água já está em curso na madrugada.
Em nota, a Sabesp afirmou que não há racionamento de água na capital paulista e que a redução da pressão na rede durante as madrugadas é necessária para a realização de manobras operacionais no sistema de distribuição.
Leia mais notícias de São Paulo
Alckmin se diz “muito feliz” com chuva
“Não há racionamento, rodízio ou restrição de consumo em nenhum dos municípios atendidos pela Sabesp. A adequação da pressão é uma medida necessária para atender manobras técnicas como o remanejamento dos Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para o Cantareira”, diz a nota.
Falta de água cria atrito entre município e governo de São Paulo