Arbitragem de Estados Unidos x Portugal tem deslocamento sob forte segurança

Transporte para os árbitros sob forte guarda/Foto: Divulgação
Transporte para os árbitros sob forte guarda/Foto: Divulgação
Transporte para os árbitros sob forte guarda/Foto: Divulgação
Batedores da Polícia fazem a segurança dos árbitros/Foto: Divulgação
Batedores da Polícia fazem a segurança dos árbitros/Foto: Divulgação

Policiais civis, componentes do Núcleo de Proteção de Autoridades (NPA) da Instituição, batedores da Polícia Militar, servidores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), além do Comitê Organizador Local (COL) da FIFA, sob o comando do coordenador do (NPA), Sérgio de Menezes, realizaram na tarde de ontem, domingo (22) a escolta dos integrantes da arbitragem que atuaram no jogo entre Estados Unidos e Portugal.

O árbitro principal da partida, Nestor Pittana, e os auxiliares dele, Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti, fazem parte da comissão que foi escoltada do hotel onde estão hospedados, situado na Ponta Negra, zona oeste da capital, para o Estádio, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-oeste de Manaus, e depois de volta para o hotel.


“Esse é um trabalho integrado com os outros órgãos, onde temos por objetivo escoltar com segurança o comitê de arbitragem que irá trabalhar na partida entre Estados Unidos e Portugal, em Manaus”, destacou o coordenador do NPA, Sérgio de Menezes.

O Núcleo de Proteção de Autoridades realiza a escolta da equipe de arbitragem desde a sexta-feira (20), quando o grupo desembarcou em Manaus no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e seguiu para o hotel onde permaneceu hospedado em preparação para a partida, válida pela segunda rodada da fase eliminatória da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014TM, momento em que a segurança deles passou a ser feita por profissionais contratados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

Os policiais civis fizeram a recepção dos juízes ainda na saída de bordo, acompanhando-os na busca da bagagem e no acesso ao estacionamento, onde outra equipe já os aguardava após ter realizado a vistoria nos veículos e garantir a integridade dos mesmos para o deslocamento.

Núcleo de Proteção de Autoridades – Atualmente, o Núcleo de Proteção de Autoridades (NPA) é composto por 30 integrantes, que foram submetidos e aprovados no Curso de Proteção de Autoridades promovido por meio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da Polícia Civil. O NPA foi criado em janeiro de 2013, através de portaria assinada pelo Delegado Geral de Polícia Civil, Josué Rocha. A iniciativa inédita tem por objetivo capacitar policiais civis para atuarem na proteção de dignitários durante grandes eventos no Estado, como a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 ™.

O curso, que já teve três edições, teve a duração de 12 dias e carga horária de 100 horas/aula. A programação contou com atividades teóricas e práticas que incluiu treinamento de escolta a pé e motorizada, defesa pessoal, primeiros socorros, aulas de etiqueta, planejamento, natação utilitária e oficinas de tiro com técnicas voltadas à proteção de autoridades. Ao final do processo, os alunos participaram de ação durante 48 horas ininterruptas, onde foi simulada a escolta de uma juíza fictícia, desde o desembarque no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e outros pontos da cidade.

Artigo anteriorApesar das surpresas, torcedor não perde a esperança: Brasil passará
Próximo artigoBrasil decide contra Camarões e Holanda x Chile vale liderança, nesta segunda(23)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui