Arena da Amazônia recebe final inédita do amazonense de futebol americano

Um duelo inédito na Arena da Amazônia/Foto: Mauro Neto

Uma final inédita vai tomar conta do gramado da Arena da Amazônia hoje, quinta-feira, com uma competição que terá bola disputada, jogadores uniformizados, juízes, mas, longe de ser aquela modalidade tradicional das quatro linhas que tanto a Arena recebeu este ano.
Desta vez, para fechar 2016 com chave de ouro, o campo que já reinou Neymar e Cristiano Ronaldo, recebe a final do Campeonato Amazonense de Futebol Americano, o Manaus Bowl, quando Manaus Broncos x North Lions vão disputar a taça, a partir das 20h00.


Agraciados para a final depois de um brilhante campeonato, Broncos e Lions deixaram para trás três equipes veteranas: Manaus Cavaliers, Black Hawks, Ajuricaba Warriors e o novato Lobos FA. Com isso, cada um vai atrás de seu primeiro título pelo Estadual. Mas as coincidências não param na estreia de uma final. Ambos os adversários tem mais em comum do que se possa imaginar. Para se ter uma ideia, as equipes foram criadas depois da extinção do Mustangs, time que em 2012 chegou a fechar parceria com o Rio Negro.

Um duelo inédito na Arena da Amazônia/Foto: Mauro Neto

Na época, atletas e dirigentes seguiram caminhos diferentes e fundaram a Manaus Broncos e North Lions, ambas da Zona Norte de Manaus, do bairro Cidade Nova. “O clube surgiu no dia nove de abril de 2015. Tanto o Broncos quanto o Lions surgiu do desfecho do Manaus Mustangs. Em 2014, boa parte do time do Mustangs saiu e formaram o Lions e os remanescentes em 2015 extinguiram o Mustangs e formaram o Broncos”, contou o presidente do Manaus Broncos, Renner Silva.

Ainda segundo Renner, o nome do time foi escolhido para homenagear o Denver Broncos, equipe da NFL, da divisão Oeste da Conferência Americana. Cada ano que passa, segundo ele, a equipe está crescendo e somando conquistas. “Ano passado ficamos em penúltimo no Amazonense e esse ano, já com a nova diretoria, fizemos uma seletiva para ter mais jogadores e assim conseguimos fazer uma campanha com oito vitórias e duas derrotas. Foi além do que a gente esperava, estar neste final, mas nos dedicamos muito a isso”, disse.

North Lions

Semelhante ao Broncos, o North Lions apareceu para ficar. Ao desbancar favoritos, incluindo o campeão de 2015, Ajuricaba Warriors, a equipe da baixada Fluminense na Cidade Nova volta a repetir a campanha do ano de fundação.

“Em janeiro de 2014 fundamos o Lions. No nosso primeiro ano chegamos à final, ano passado ficamos na semifinal e agora na final novamente. Queremos ser campeões e o palco da Arena da Amazônia só vem abrilhantar. Com essa visibilidade, espero que em 2017 o clube possa voar mais alto”, destacou o presidente do North Lions, Lucas Alencar.

Manaus Bowl

O Campeonato Amazonense de Futebol Americano é dividido em dois turnos, a melhor equipe vai direto para a final, 2º lugar vai para semifinal, 3º lugar e 4º lugar vão para o Wild Card e o vencedor joga com o semifinalista, de onde sai o outro finalista para disputar o título.

Futebol Americano no Brasil

O esporte começou a ser praticado em 1986 como o beach football. Com o boom de TV´s a cabo no Brasil e com transmissões na TV aberta, o esporte ganhou popularidade nos anos 90, mas somente em 2000 que passou a ser mais difundido com criações de Ligas e competições.

No Amazonas, o esporte começou a ser praticado em 2006. Em 2008, o Estado se destacou ao ter jogos com equipamento completos (full pad,): capacete (helmet), ombreiras (shoulder pad) e caças com proteção.

Feira Gastronômica

Ainda hoje (22), dia da final do Manaus Bowl,  acontece a Feira Gastronômica dos Bois Garantido e Caprichoso, que inicia às 16h. A entrada para os dois eventos será feita pelos portões C (Avenida Constantino Nery) e D (Rua Flaviano Limongi), e é pedido 1 kg de alimento não perecível ou brinquedo à população, para que posteriormente seja feita uma doação às entidades carentes.

Segundo o organizador da Feira, Sergio Vieira, será oferecido ao público diversos tipos de comidas típicas de festas natalinas e muitas atrações musicais. As iguarias terão valores variados e acessíveis, entre R$ 5 a R$ 20. São previstos a variedade de 30 estabelecimentos.

Artigo anteriorQuadra de Tênis de Mesa e Centro de Treinamento de Boxe começam a ser reformados
Próximo artigoIdosos da Casa São Vicente de Paulo comemoram Natal com ação da Unimed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui