Arena Rosa levou alegria e diversão para mais de três mil pessoas

O evento, com entrada gratuita, tinha como público-alvo idosos e mulheres/Foto: Mauro Neto/Sejel

O estádio que foi Copa do Mundo e das Olimpíadas em Manaus ficou mais colorido na tarde desta sexta-feira, dia 28. ‘Pintado’ com a cor que representa a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o local foi palco do Arena Rosa e reuniu uma média de três mil pessoas, que se divertiram com muitas atividades de lazer, embelezamento e entretenimento. Na ocasião, ainda foi lançada a temporada 2016/2017 do VidAtiva, programa que atende cinco mil idosos. A ação foi uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


O evento, com entrada gratuita, tinha como público-alvo idosos e mulheres, mas também foi aberto ao público em geral. Assim, muita gente aproveitou para conhecer o estádio, como os turistas Michele Cannone e Maria Batista Cannone. O casal é de São Paulo e chegou no último domingo, 23, na capital amazonense e um dos maiores desejos era conhecer a tão famosa Arena da Amazônia. O sonho foi realizado, com direito a desfrutar do ‘Tour na Arena’ que estava sendo oferecido na ação.

“Estamos muito felizes em conhecer a Arena. Chegamos domingo e já conhecemos alguns pontos turísticos, como o encontro das águas, o Musa, o Inpa, mas nosso maior desejo era o Teatro Amazonas e a Arena. Para nossa alegria, fomos informados que haveria esse evento aqui e não perdemos tempo. É um lugar lindo e vamos contar para todos nossos amigos e familiares. A viagem não poderia ter sido melhor, assim como o destino”, disse Michele.

O evento, com entrada gratuita, tinha como público-alvo idosos e mulheres/Foto: Mauro Neto/Sejel
O evento, com entrada gratuita, tinha como público-alvo idosos e mulheres/Foto: Mauro Neto/Sejel

Atividades

Dentre tantas atividades, o Arena Rosa ofereceu aula de zumba, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, limpeza de pele, atividades de ginástica e jogos de dominó e tênis de mesa, além de palestras sobre câncer de mama e útero, medição de peso, cálculo de IMC, orientação de risco de obesidade, entre outros.

Um dos momentos mais marcantes foi vivenciado às 17h30, quando os idosos se reuniram no campo e soltaram balões rosa simbolizando um ato de amor à vida. Para dona Dalgisa Miranda, que faz parte do VidAtiva de Parintins, e veio à capital para participar do evento, o ato será lembrado para sempre.

“Essa Arena é muito bonita e isso aqui faz um bem danado para o coração. Nunca tinha vindo no estádio e estou feliz por esta oportunidade. Parintins é longe, mas valeu a pena, e cada vez mais gosto de fazer parte do programa”, comentou a idosa de 64 anos.

Os idosos se reuniram no campo e soltaram balões rosa simbolizando um ato de amor à vida/Foto: Sejel
Os idosos se reuniram no campo e soltaram balões rosa simbolizando um ato de amor à vida/Foto: Sejel

Outra que aprovou a programação foi Raimunda Miranda, 73, uma das 25 idosas que veio de Iranduba diretamente para o evento. Segundo ela, a tarde não poderia ter sido mais divertida e os registros das fotos vão servir para contar à família. “ Eu participei da visita na Arena e foi maravilhoso, nem fiquei cansada de andar. Aproveitei a área da massagem e da fisioterapia e ainda dancei muito e adorei a maquiagem que fizeram em mim. Me senti muito bem e vou voltar alegre para casa e contar para meus filhos e netos”, disse.

Coordenadora do evento da área da saúde, Ingrid Souza, afirmou que a participação dos idosos e público em geral surpreendeu. Segundo ela, ações assim possibilitam às pessoas estarem em dia com a saúde. “Muita gente passou por aqui hoje e realizou os testes, prestou atenção nas palestras e usufruiu do conhecimento dos enfermeiros. Eventos assim possibilitam, inclusive, que aqueles que não tem aparelhos específicos em casa possam verificar se a saúde está em dia”, comentou a enfermeira.

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, o evento possibilitou uma verdadeira confraternização entre a terceira idade. “Foi a primeira vez que realizamos o Arena Rosa e nosso intuito é fazer outras edições e aprimorar o evento, oferecendo ainda mais serviços e expandindo o público. Além disso, fizemos o lançamento da nova temporada do VidAtiva, que vai se reciclar e oferecer novas atividades aos nosso idosos, como aulas temáticas, cine pipoca, capacitação através de cursos profissionalizantes, ‘Hora do piquenique’, Concurso de Talentos, entre outros”, destacou.

VidAtiva

O VidAtiva é um programa que leva atividades físicas, lúdicas e o acompanhamento de profissionais da área da saúde para pessoas acima dos 45 anos.

Pelo programa, os idosos são divididos em 41 grupos, sendo que seis são do interior do Estado (Novo Airão, Manacapuru, Parintins, Cacau Pirera, Iranduba e Rio Preto da Eva) e o restante por zonas da Cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Sul), somando cinco mil participantes. Cada núcleo conta com uma equipe multidisciplinar, sendo composta por Fisioterapeutas, Assistente Sociais, Nutricionistas, Psicólogos e Profissionais de Educação Física.

“As atividades do projeto acontecem todos os dias, sendo três aulas por semana para cada núcleo. Essas atividades contemplam ginástica, alongamento, atividades de entretenimento em grupo, dinâmicas. Há também aulas de zumba, dominó, tênis de mesa e palestras de orientação. São programações simples, próprias para a idade deles, mas que fazem uma diferença enorme na rotina de cada um”, disse a coordenadora do projeto, Nara Freitas.

Artigo anteriorDefensoria Pública pode ficar sem o pagamento do 13º salário em 2016
Próximo artigoArthur cometeu crime ao não declarar apartamento de 800 mil à Justiça Eleitoral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui