Artesãos amazonenses participam da VIII Feira Internacional da Amazônia

Artesãos do AM, na #a. Fiam/Foto: Divulgação

Através do Programa do Artesanato Amazonense, e dos Grupos de Economia Solidária, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), estará participando da VIII Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que será realizada no período de 18 a 21 de novembro de 2015, a partir das 15h00, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus.
Dentre as instituições que integram o Governo do Estado, a Setrab estará participando do Pavilhão Amazônico com 60 artesãos, que fazem parte do Programa do Artesanato Amazonense e Economia Solidária, comercializando seus produtos. Entre os artesão, 18 são do interior do Amazonas: Itacoatiara, São Gabriel, Parintins, Maués, Autazes, Urucará, Novo Airão, Barcelos e Manicoré, e 42 são de Manaus.


No Espaço Amazônico também estarão presentes sete artesãos que fazem parte do Programa do Artesanato Amazonense e foram encaminhados pela Secretaria de Produção Rural (Sepror), pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental (Idam) e pela Agencia de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Nos stands de exposição e comercialização serão encontradas as mais variadas peças artesanais confeccionadas com matéria prima regional da fauna e da flora amazônica, como palha, madeira certificada, cipós e sementes, buscando mostrar a cultura, a criatividade e originalidade de suas peças artesanais em cosméticos, bebidas regionais, moda amazônica, biojoias, ecojoias, comida regional, arte manual e produtos confeccionados do reaproveitamento de materiais reciclados, que em eventos desse porte tem chamado a atenção do público.

“Nos grandes eventos, a Setrab tem a preocupação de orientar cada artesão, quanto à qualidade, apresentação e tendências atuais, fazendo com que cada peça criada apresente a sua particularidade e o toque especial de cada um”, destaca o secretário estadual do Trabalho, Breno Ortiz.

Processo de seleção dos artesãos para a FIAM 2015 – Os artesãos que participarão da FIAM 2015 passaram pelo processo de seleção, sendo que a maior exigência foi o de estar cadastrado no Programa do Artesanato Amazonense e possuir a Carteira Nacional do Artesão, instrumento que tem como principal vantagem o acesso à Nota Fiscal Avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA), a qual permite que o artesão possa vender legalmente seu produto em grande quantidade, participar de rodadas de negócios em feiras e eventos locais, nacionais e internacionais, assim como ter a profissão de artesão reconhecida.

Visita da Coordenadora Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) – Aproveitando a oportunidade de visitar a Fiam 2015, a Coordenadora Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Elery, virá a Manaus para realizar um encontro com 80 artesãos (com representantes da capital e interior), para esclarecer e orientar quanto a Lei 13.180, que regulamenta a profissão de artesão, estabelecendo diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, instituindo a carteira profissional para a categoria e autorizando o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos. A reunião acontecerá no auditório do Studio 5, no dia 20, das 13h às 15h00.

FIAM 2015 – A Feira Internacional da Amazônia é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e é considerada o maior evento multisetorial da região Norte do País, onde apresenta todo o potencial que a Zona Franca de Manaus (ZFM) tem, principalmente quando se refere ao desenvolvimento regional. Para 2015, a VIII FIAM apresentará o tema: “Invista no futuro agora”.

A feira apresenta uma ampla programação, atingindo diversos segmentos com destaque para apresentação de novas tecnologias do Polo Industrial de Manaus (PIM), rodadas de negócios, apresentação do espaço amazônico com exposição e comercialização de produtos regionais que mostram um pouco da arte, cultura e criatividade dos artesãos amazonenses e jornadas de seminários científicos.

Para o secretário estadual do Trabalho, Breno Ortiz, “a FIAM é um evento que dentre tantas características retrata todo o potencial que a Zona Franca de Manaus tem, uma vitrine de produtos e serviços oferecidos ao publico, e um incentivo aos grandes e pequenos empreendedores, sobretudo no desenvolvimento regional e incentivo aos artesãos, que buscam o fortalecimento como fonte geradora de emprego e renda”.

Artigo anteriorCom prejuízo recorde, Gol suspenderá voos para EUA, em 2016
Próximo artigoNome de ruas de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui