Arthur Neto irá decretar Situação de Emergência após 1º caso do Covid-19

Foto: Mário Oliveira / Semcom

O prefeito Arthur Virgílio Neto vai decretar Situação de Emergência em Manaus diante da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, o Covid-19, na capital amazonense, anunciada pelas equipes de vigilância epidemiológica municipal e estadual, nesta sexta-feira, 13/3. O decreto já está em elaboração e será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) dos próximos dias.


Entre as primeiras medidas anunciadas pelo prefeito, está a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Manaus Previdência, que deverá injetar cerca de R$ 13 milhões na economia local. A medida auxilia, ainda, nos efeitos da recessão econômica causada pela pandemia.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito também recomendou que se evite manifestações públicas que reúnam mais de cem pessoas. “É um sinal de alerta. Vamos lutar ao máximo para que isso não se propague na capital e demais cidades do Amazonas”, explicou Arthur

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, que participou de uma coletiva de imprensa na sede do governo do Estado, zona Oeste, com a confirmação de um caso do Convid-19 em Manaus, a cidade entra em nova fase do Plano de Contingência, reforçando as medidas de controle e prevenção.

O secretário informou que serão indicadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para referenciar os pacientes suspeitos. “Em 85% dos casos, não se agrava o quadro de saúde, mas em qualquer sintoma recomenda-se procurar uma unidade de saúde. Temos UBSs com horário ampliado e estamos tomando todas as medidas possíveis para minimizar os impactos”, finalizou Magaldi.

*Com informações assessoria

Artigo anteriorVenezuelano surta, agride esposa e policiais e acaba morto no Presidente Vargas
Próximo artigoMorre aos 56 anos ex-ministro Gustavo Bebianno em Teresópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui