As ranhuras e tendências na base do PT amazonense – por Rodrigo Furtado

Rodrigo Furtado
Rodrigo Furtado
Rodrigo Furtado

Nos últimos dias, vimos no noticiário dos jornais do Amazonas a notícia, que trazia o título “Traidores do PT, são caçados e punidos”. Embora esse giro de notícia soe de tal forma negativa para o partido político, ela também, expõe as brigas internas e as diversas disputas, que ocorrem no mundo “particular” da legenda e nos deixa ao par do mundo petista Amazonense ou até mesmo em contexto nacional.


Os “traidores do PT” a que se refere as reportagens e alguns dirigentes da legenda, é o petista Vital Melo, que é atual presidente do PT-Manaus, eleito pelo voto dos filiados e afastado por decisão da direção estadual, ele e o militante José de Farias (Zeca do PT) e mais quatro prefeitos pelo PT no Amazonas, todos acusados de desobediência contra a decisão da maioria do Partido nas eleições gerais de 2014, recentemente realizada em todo o país.

O fato é que, o PT/Amazonas dado o legado e tarefa pelos filiados, decidiram caminhar nestas eleições com o Senador Eduardo Braga (PMDB), e os “traidores”, foram em contra partida a esta decisão marchando com o Governador e reeleito José Melo (PROS), ambos majoritários ao Governo Estadual e tinham aparentemente algo em comum, o apoio à reeleição da Presidente Dilma Rousseff (PT), obtendo assim no Amazonas o apoio de ambos, o famoso palanque duplo.

Em 2010 e não muito distante, o PT/Amazonas vivenciou algo muito semelhante à realidade que vive hoje os petistas nas eleições gerais desse ano (2014), quando na época os adversários ao Governo era o Senador Alfredo Nascimento (PR) contra o Vice-Governador de Eduardo Braga e atual Senador Eleito Omar Aziz (PSD), onde o Partido dos Trabalhadores na ocasião do certame em questão, decidiram de forma unânime apoiar Alfredo, enquanto umas e outras alas do mesmo partido apoiaram Omar.

O interessante de tudo isso é que, segundo as informações dadas pelos próprios petistas, a mesma cúpula que hoje acusa e puni os petistas acima citados, foram os mesmos em que 2010, também traíram as decisões do partido, quando decidiram contrapor com à candidatura de Nascimento, indo contra a maioria dos militantes e filiados petistas. Resumo da história: ninguém naquele ano foi encaminhado para o Conselho de Ética e nem punido.

O que nós da sociedade ainda vimos diante do exemplo dado pelos petistas, é que no submundo da política, vimos, vivemos e conhecemos as diversas formas dos jogos de interesses, e que não vale ser coerente, vale saber se os interesses de alguns estão em pauta e em questão. Entre os sujos e os mal-lavados diante de toda essa briga petista, vale dizer à sociedade amazonense, que Vital Melo é pertencente ao mesmo grupo político da alta cúpula que comanda hoje o PT e que foi alvo de punições.

Diante disso, podemos notar que Vital permanece no governo Melo e os demais petistas não. Será que, o PT/Amazonas decidirá compor novamente com o Governo Estadual atual? E se o partido integrar novamente ao governo, por onde é mesmo que valerá a punição para aqueles que hoje são MELO? Vamos esperar pra ver, se a direção estadual do PT será incoerente com as suas próprias decisões.

*Rodrigo Furtado militante dos movimentos sociais do Amazonas e da juventude do PT-Manaus.

Artigo anteriorAlunos da UEA buscam apoio do governo para solucionar problemas
Próximo artigoO Camarada Nestor Nascimento e o Dia da Consciência Negra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui