

As trocas de secretários na administração municipal estão deixando assessores e até vereadores da base aliada e adversários sem respostas. A mais recente, a convocação da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade Kátia Helena Serafina Schweickardt, que entrou no lugar do ex-secretário da Educação Humberto Michiles, sem que alguém apostasse uma ficha sequer na sua mudança de cargo e de área de atuação.
Michiles, que também foi mandado pediu exoneração sem deixar claro os motivos, coloca mais dúvidas na decisão do prefeito, que vem sendo taxadas de mexidas para não deixar escapar a sua reeleição em 2016 ou, para jogar falhas administrativas para debaixo do tapete. Por outro lado, Kátia Schweickardt , que a princípio não tem padrinho, estaria se antecipando ao anúncio de extinção da Semmas.
A Semmas, que por sua vez, vem sendo apontada nessa administração como inoperante, deixará de existir como secretaria. O telefone 0800 092 2000 e o (92) 3236.9423 de nada adianta ligar, mesmo constando no seu expediente, que funciona 24 horas por dia. A secretaria deixa de fiscalizar som alto em residências, bares e igrejas, punir os jogadores de lixo, que se acumula por toda a cidade, derrubada de árvores e esgotos jogados nas ruas sem as devidas fiscalizações, são reclamações constantes sem que o órgão tome qualquer medida para coibir.

Para assessores de vereadores, inclusive da base do governo municipal, o prefeito Arthur Neto (PSDB) estaria contemplando ex-prefeitos e possíveis candidatos à prefeitura em 2016. Kátia seria ligada ao Serafim Correa, Pauderley Avelino a Amazonino Mendes e, o que saiu da Semed, Humberto Michiles, pela segunda vez, ao deputado Alfredo Nascimento. “Existem os secretários ligados ao senador Omar Aziz e se continuar assim, vamos ter também os ligados ao ministro Eduardo Braga”, ironizou a fonte.
Arthur estaria então tentando bloquear qualquer tentativa de concorrência, forte, no próximo embate político. Só que está deixando a sua base aliada sem respostas e os adversários mais animados com os sucessivos erros.