Atalaia “A Perola do Javari” – por Moisés Maciel da Costa

Igreja de São Sebastião em Atalaia do Norte - Foto: Reprodução

Município de Atalaia do Norte fica no Amazonas, na calha do Rio Javari e é carinhosamente conhecido como a “Perola do Javari”.


O município de Atalaia faz fronteira com o Peru e com o município de Benjamin Costant, uma cidade bucólica, pacata e sem muitos agitos. Ela faz parte do vale do Javari, está localizada em uma grande área indígena com várias etnias, Marubos, Matsés, Matis, Ticuna entre outras.

A cidade tem um anfiteatro onde são realizados os eventos culturais, a festa dos Bois Bumbás e a festa de São Sebastião, o padroeiro do município, as duas grandes festas que movimentam a cidade, com as pessoas das comunidade e municípios adjacentes indo para prestigiar as festas populares da Região.

Atalaia também tem um ‘bumbodrómo’ em construção onde serão realizados os festivais dos bois bumbais e acolher melhor as pessoas que vão ao município para prestigiar o evento.

São Sebastião padroeiro do município – Foto: Reprodução

No mercado municipal podemos comprar frutas, verduras, carnes, peixes. Também encontramos peças de artesanato feitas de madeira, palhas e sementes. Grande parte da população vive do comércio local e outra parte são funcionários públicos.

As ruas do município são feitas de concreto dando assim um charme maior a cidade, que vive com as belezas naturais ao seu redor. Uma grande parte da população é descendente de povos indígenas, por isso, pode-se encontrar índios andando pelas ruas da cidade com adereços no corpo. Geralmente, eles usam penas ou sementes crivadas nas orelhas e nariz, colares feito de sementes pendurado no pescoço, principalmente os indígenas da etnia Matis.

Atalaia do Norte – Foto: Divulgação

A cidade tem uma grande e moderna igreja referenciando o seu padroeiro São Sebastião. A igreja é dirigida pelo Pároco Otaviano, padre Romênio que dedica sua vida em catequizar as pessoas do município.

Por fazer parte da Tríplice fronteira, Colômbia, Peru e Brasil, o município sempre sedia um maravilhoso evento esportivo, os “Jogos três fronteiras”. Nesse evento esportivo, participam atletas dos três países fronteiriços com jogos realizado no ginásio poliesportivo da cidade.

VÍDEO

*Moisés Maciel da Costa

Artigo anteriorProfissional de imprensa será homenageado dia (20), pela Aclea
Próximo artigoPolícia frustra possível fuga de presos em Manacapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui