Atalaia “A Perola do Javari” – por Moisés Maciel da Costa

Igreja de São Sebastião em Atalaia do Norte - Foto: Reprodução

Município de Atalaia do Norte fica no Amazonas, na calha do Rio Javari e é carinhosamente conhecido como a “Perola do Javari”.

O município de Atalaia faz fronteira com o Peru e com o município de Benjamin Costant, uma cidade bucólica, pacata e sem muitos agitos. Ela faz parte do vale do Javari, está localizada em uma grande área indígena com várias etnias, Marubos, Matsés, Matis, Ticuna entre outras.

A cidade tem um anfiteatro onde são realizados os eventos culturais, a festa dos Bois Bumbás e a festa de São Sebastião, o padroeiro do município, as duas grandes festas que movimentam a cidade, com as pessoas das comunidade e municípios adjacentes indo para prestigiar as festas populares da Região.

Atalaia também tem um ‘bumbodrómo’ em construção onde serão realizados os festivais dos bois bumbais e acolher melhor as pessoas que vão ao município para prestigiar o evento.

São Sebastião padroeiro do município – Foto: Reprodução

No mercado municipal podemos comprar frutas, verduras, carnes, peixes. Também encontramos peças de artesanato feitas de madeira, palhas e sementes. Grande parte da população vive do comércio local e outra parte são funcionários públicos.

As ruas do município são feitas de concreto dando assim um charme maior a cidade, que vive com as belezas naturais ao seu redor. Uma grande parte da população é descendente de povos indígenas, por isso, pode-se encontrar índios andando pelas ruas da cidade com adereços no corpo. Geralmente, eles usam penas ou sementes crivadas nas orelhas e nariz, colares feito de sementes pendurado no pescoço, principalmente os indígenas da etnia Matis.

Atalaia do Norte – Foto: Divulgação

A cidade tem uma grande e moderna igreja referenciando o seu padroeiro São Sebastião. A igreja é dirigida pelo Pároco Otaviano, padre Romênio que dedica sua vida em catequizar as pessoas do município.

Por fazer parte da Tríplice fronteira, Colômbia, Peru e Brasil, o município sempre sedia um maravilhoso evento esportivo, os “Jogos três fronteiras”. Nesse evento esportivo, participam atletas dos três países fronteiriços com jogos realizado no ginásio poliesportivo da cidade.

VÍDEO

*Moisés Maciel da Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui