Atendimento em UBSs será interrompido no Carnaval

Foto: Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Manaus terão suas atividades interrompidas durante o feriado do Carnaval. De segunda-feira (12/) à quarta-feira (14/2, não haverá atendimento nas unidades, o que voltará a ser feito na quinta-feira (15). Todas as unidades, incluindo as de horário ampliado, que ficam abertas até às 21h, vão funcionar até esta sexta-feira (9/2), reabrindo depois da folia de Momo.
A exceção é apenas para a UBS José Rayol do Santos, na avenida Constantino Nery, s/n – Flores. A unidade vai funcionar no fim de semana e feriados, das 8h às 12h, para atender, exclusivamente, ao programa da Raiva Humana.


Mas as ações de prevenção executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão intensificadas nesse período. Em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e outros órgãos, a Semsa estará presente na abertura oficial do Carnaval 2018, às 19h do dia 10/2, no Sambódromo, com o desfile do bloco de Carnaval Xô Mosquito, para alertar os foliões sobre a importância de combater o Aedes Aegypti também durante as festas de Momo.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca que o tradicional bloco da saúde também chamará a atenção para temas recorrentes do Carnaval. “O bloco também abordará a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a doação de sangue, temas de extrema importância nessa época do ano, que precisam ser bordados para conscientizar cada vez mais a população manauara”, destaca Magaldi.

O desfile está previsto para começar logo após a apresentação da Corte do Carnaval, seguido pelas Escolas de Samba do Grupo Especial. Também participarão equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Foto: Divulgação

Pelo menos 300 “foliões” da Semsa deverão participar do grande bloco que será composto pelas alas: Xô Mosquito, Pneu, Caixa D’água, Camisinha e Vampirão, embalados pela Banda da Polícia Militar. A entrada de menores de 18 anos e bebidas em geral não serão permitidas.

Prevenção na Folia

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão desenvolvendo ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) desde o início da realização de blocos e bandas na cidade. A estimativa é atuar em 100 eventos no Carnaval deste ano, com a distribuição de aproximadamente 500 mil unidades de preservativos masculinos, 150 mil unidades de preservativos femininos e 150 mil sachês de gel lubrificante. A equipe é composta por profissionais de 134 Unidades de Saúde que estão atuando durante ensaios, apresentações, desfiles de bandas, blocos e estarão no Sambódromo, no desfile das Escolas de Samba.

O secretário de Saúde lembra que o intuito da ação é orientar os foliões quanto à importância do uso adequado dos preservativos. “O período de Carnaval é uma oportunidade de massificar as informações sobre a transmissão e prevenção das ISTs, principalmente no caso de sífilis, hepatites virais e HIV. São doenças graves e que podem ser evitadas com o uso de preservativos” afirma Magaldi.

Todas essas ações vão envolver uma média de 1,2 mil servidores dos cinco Distritos de Saúde da capital, além da participação de 50 membros de Organizações da Sociedade Civil filiadas ao Fórum OSC IST/HIV/Aids/TB do Amazonas.

Artigo anteriorSeduc abre vagas para alunos surdos e surdos-cegos na Escola Augusto Carneiro
Próximo artigoJustiça bloqueia R$ 156 mi de empresas condenadas por desvio de recursos no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui