

Atividades que exaltaram a importância da preservação dos recursos naturais marcaram a Semana do Meio Ambiente, lembrada pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), como forma de transmitir conhecimentos importantes sobre o cuidado com a natureza – exercício que deve ser praticado dia a dia, com a participação de todos: poder público, cidadãos e empresas. Nesta semana, três ações reuniram pesquisadores, agricultores e estudantes para momentos de reflexão sobre o tema.
Ontem, quinta-feira (05), data em que se comemora, oficialmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, cerca de 60 estudantes da Escola Dona Mieko, instituição localizada no entorno do Campo Experimental do Caldeirão, pertencente à Embrapa Amazônia Ocidental em Iranduba, aprenderam sobre Educação Ambiental e Reciclagem de Resíduos Orgânicos, através de palestras interativas, brincadeiras e vídeos que abordaram a conservação de recursos como a água, o solo e a floresta.
Conforme o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Nestor Lourenço, a atividade foi um primeiro passo para sensibilizar os estudantes das comunidades sobre a questão da reciclagem de resíduos orgânicos e para mobilizar moradores e lideranças na busca pela qualidade de vida, através da redução da geração de resíduos sólidos, além de motivar as comunidades no sentido de adotarem a prática de reciclagem como o meio mais viável para recuperar a fertilidade natural dos solos e reduzir a degradação ambiental.
Para o aluno Daniel Lima, a atividade sobre o meio ambiente foi animada e divertida. “a gente aprendeu, com os vídeos e com os professores, como é importante cuidar dos bichinhos, da água, da terra e da floresta”, disse. A aluna Deisiane Almeida concorda. Para ela, a natureza é muito importante para o homem “e deve ser sempre cuidada com carinho por todos”, disse.
O evento foi promovido através dos Programas Embrapa & Escola e Vitrines Agroecológicas do Bioma Amazônia.