Atletas do Amazonas treinam em Londrina para a estreia nos Jogos Escolares

Equipe de Luta Olímpica/Fotos: Antonio Barros/Mauro Neto
Equipe de Luta Olímpica/Fotos: Antonio Barros/Mauro Neto
Equipe de Luta Olímpica/Fotos: Antonio Barros/Mauro Neto
Ciclismo; Tiago, Hanas e Jonas/Fotos; Mauro Neto/Antonio Barros
Ciclismo; Tiago, Hanas e Jonas/Fotos; Mauro Neto/Antonio Barros

Atletas da delegação que representa o Amazonas, nos Jogos Escolares da Juventudes, em Londrina, no Paraná, realizaram, ontem (03), uma rápida atividade física. Hoje, quinta-feira (04), acontece o congresso técnico das modalidades.

O treino da natação aconteceu na sede do Londrina Country Clube, enquanto o treino físico do badminton comandando pela treinadora Nilma Menezes durou, aproximadamente, uma hora no ginásio do clube, enquanto a natação, treinada por Victor Hugo, acontecia no parque aquático do clube.


A atividade da equipe de natação masculino e feminino foi comandado pelo técnico Victor Hugo ‘Botinho’ e durou aproximadamente 1h. De acordo com o treinador e presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA), o motivo de os 17 atletas na piscina tem um motivo específico.

“Vésperas de competição, o atleta precisa soltar a musculatura e tirar o peso da viagem. Isso é rotina, eles também estão acostumados. Mas mesmo assim, foi proveitoso”, disse o treinador que comanda nadadores das duas categorias em que estudam em nove escolas diferentes em Manaus.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Ginástica Rítmica

Pela manhã, a equipe do La Salle composto por três atletas do Centro de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), Ana Paula Almeida (13), Emilly Goés (14), Iasmin Mayara (12), Maria Izabel (13) realizaram no próprio quarto do Hotel Bristol, no Centro de Londrina um treino físico. Porém, a ordem no quarto é de concentração.

“A preparação física é dentro do próprio quarto. É aqui que revemos questões télletas do Amazonas llcnicas e táticas. Então a concentração é total”, explicou a treinadora da equipe, Alessandra Balbi.

Ela disse ainda que a equipe chega com uma certa pressão por resultado, principalmente das conquistas na Bulgária.

“Já fomos três anos seguidos para a Bulgária. Então todo ano é pressão por resultados. Antes, chegar nessa etapa nacional era um sonho. Agora, com o investimento feito pelo governo temos tidos ótimos resultados e de certa forma, a pressão aumentou”, afirmou a Alessandra.

Ciclismo

Entre os 167 representantes do Amazonas, está Jonnas Andrade, 14, da Escola Estadual de Tempo Integral Balbina Mestrinho, em Novo Airão, município localizado a 115 quilômetros de Manaus. Um dos melhores no Amazonas na categoria 12 a 14 anos, esta é a oportunidade que esperava.

“Ano passado fiquei em quinto na Agnaldo Acher Pinto na categoria juvenil. Faço treinos diários e espero conseguir representar minha cidade e meu estado da melhor maneira possível”, disse o ciclista.

Luta Olímpica

Com seis integrantes, sendo três homens e três mulheres, uma chamou a atenção. A animada e aniversariante do dia, Ketellen Regina que completa 13 anos. A jovem foi surpreendida por um coro de Feliz Aniversário puxado pelo técnico Waldeci Silva no caminho para o almoço no Centro de Convivência Olímpico.

A tarde, no próprio quarto, assim como as meninas da ginásticas rítmica, os lutadores afastaram os moveis e fizeram uma movimentação rápida, seguida de uma sessão de sauna de 40 minutos. De acordo com o treinador, tudo dentro do cronograma.

“A movimentação foi mais para manter o peso em dia. A sauna ajuda também. Assim eles (atletas) não terão problema na hora da pesagem”, disse o professor.

Modalidades

O Amazonas tem atletas nas modalidades individuais (atletismo, badminton, gin. rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez) que disputam medalhas de 5 a 7 de setembro. E nas coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) acontecem na segunda semana do mês, de 9 a 13.

Escolas do interior e da capital enviaram representantes que começaram a desembarcar em território paranaense na manhã da última segunda-feira (1) após 11hrs de viagem e nesta quarta-feira, (3) chegam os restantes dos alunos. Os atletas das modalidades coletivas fazem o check-in no hotel na manhã da próxima segunda-feira (8).

Artigo anteriorA banalização das pesquisas – por Ademir Ramos
Próximo artigoDetentos em São Sebastião do Uatumã recebem tratamento odontológico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui