Atletas de Coari viajaram 20 horas de barco para disputar o National Pro de Jiu-Jítsu

FOTO: ANTONIO LIMA-SEJEL

Quase 20 horas de barco descendo o Rio Solimões para finalmente chegar às margens do Rio Negro. Essa foi a peregrinação dos 19 atletas que vieram de Coari para Manaus para participar do National Pro de Jiu-Jítsu, que acontece neste final de semana, 11 e 12 de fevereiro, na Arena Amadeu Teixeira (Loris Cordovil). A embarcação ‘Estrela de Davi’ chegou ao Porto Privatizado de Manaus (Centro) às 4h desta quinta-feira, dia 09, e debaixo de chuva o desembarque dos cascas grossas misturava a alegria pela oportunidade em participar de uma das competições mais importantes da modalidade e a ansiedade de quem sai do interior para ganhar o mundo. A equipe está hospedada no hotel da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


“Nunca participei de uma seletiva como o National e estou encarando como uma oportunidade única. Já lutei Brasileiro, Amazonense, entre outros, e sei que vai ser pedreira, mas fizemos um treinamento de parte física e parte técnica e se Deus quiser o resultado vai ser positivo. O interior com toda certeza vai mostrar sua força. Não temos acesso a vitaminas, e o nosso diferencial vem da nossa alimentação, do peixe, do açaí, das frutas, que nos proporcionam uma potência muito grande. Além disso, poder ir para Abu Dhabi é um sonho próximo e que não queremos desperdiçar”, destacou o faixa preta Marcos Reis, 27, pupilo da academia Adancam, filial da Nova União, que disputará a categoria 95Kg.

O National, em Manaus, vale vaga para o World Pro, que acontece no mês de abril, em Abu Dhabi. Quem vencer a competição nacional, ganha um pacote de viagens para disputar o Mundial nos Emirados Árabes, e ainda vai compor a primeira seleção brasileira de Jiu-Jítsu. Com uma premiação tão diferenciada da realidade dos coarienses, o lutador Max Silva afirma que os desafios para chegar até capital amazonense são ‘pequenos’, diante do que a competição vai proporcionar.

“A gente sempre está vindo a Manaus, mas para campeonato temos que nos superar, pois temos que treinar muito, enfrentar horas de barco, treinar do jeito que é possível na embarcação, perder peso e vir sem conhecer os adversários. Mas nada disso é um bicho de sete cabeças diante do enriquecimento que vamos ter. O National é importante para a gente, eu até desisti de um Open em Roraima que vai acontecer tambem no final de semana para poder participar deste evento em Manaus, e sei que vai valer muito a pena”, disse o mestre da academia The House Fight, filiada a Omar Salum, que vai encarara a Master 70 Kg.

Além da responsabilidade como lutador, Max ainda tem a incumbência de ‘olhar’ por quatro atletas, que são seus alunos em Coari. Apesar do ´acúmulo´ de função, ele vem cumprindo com êxito a missão. Pelo menos é isso que afirma a pupila do mestre, Eichylley Arante Rodrigues, 14. A jovem é faixa verde e vai disputar a categoria 57 Kg. Para tanto, precisa eliminar apenas um quilo, trabalho este que será feito em sua hospedagem na Vila Olímpica, através de atividades físicas, como corrida.

FOTO: ANTONIO LIMA-SEJEL

“Treinamos até a exaustão para o National, pela manhã, tarde e noite, mais de seis horas de preparação por dia. Me sinto forte, estou confiante e sei que tenho uma responsabilidade muito grande, pois eu e a Ana Carla Farias (que também vai participar do National– faixa azul, 62Kg) somos as únicas representantes de Coari, o restante são homens. Logo, temos uma torcida muito grande e muita gente está confiando na gente. Quero orgulhar principalmente minha mãe”, frisou Eichylley.

Outro que vai tentar o pódio pelo National é o peruano Jackson Dias. O jovem de 18 anos é federado pelo Amazonas e vai encarar a categoria 69Kg, faixa azul. Ele mora há quatro anos no interior e disse que se apaixonou pela a arte marcial depois que mudou para o município.

“Meu pai mudou para Coari devido o trabalho. Lá onde eu morava, em Quito (Peru), havia só uma academia de Jiu-jítsu e eu nunca me interessei, pois o esporte não era tão forte. Quando cheguei em Coari, a maioria das pessoas praticavam luta e comecei a querer fazer, gostei e nunca mais parei. Agora, com o National, espero poder fazer o que sei de melhor, chave de braço e triângulo, e vencer. Para conquistar este sonho, eu vou dar o meu melhor”, comentou.

National e Seminário

O National Pro de Jiu-Jítsu acontece neste sábado e domingo, 11 e 12 de fevereiro, na Arena Amadeu Teixeira, localizada na Loris Cordovil, a partir das 9h. Mas antes mesmo do tatame esquentar pela competição que vale vaga para o Abu Dhabi World Pro, o seminário ‘Segredo dos Campeões’ acontece nesta quinta-feira, dia 09, também no ginásio poliesportivo da Loris Cordovil.

O Seminário, que inicia às 19h, faz parte da programação do evento nacional e vai contar com duas lendas da arte suave: Zé Mário Sperry e Sérgio Penha. Previsto anteriormente, o Embaixador do UFC e ex-campeão da organização, Rodrigo Minotauro, não poderá comparecer.

Free Passs e Seleção

Dos mais de 1.500 participantes, apenas 55 atletas vão compor a primeira seleção brasileira que vai ao World Pro e ganharão quimonos com o símbolo máximo da nação brasileira, a bandeira do Brasil. Além disso, para se caracterizar como uma delegação que representa o País, todos serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, encabeçada pelo renomado técnico Zé Mario Sperry, e mais dois fisioterapeutas, dois nutricionistas, um médico e um auxiliar técnico.

Os 55 ganhadores do National, sendo 35 homens e 20 mulheres, também serão contemplados com o free pass para a disputa do Abu Dhabi World Pro em abril, que proporciona ao competidor entrada e inscrição no mundial, viagem área ida e volta para a capital dos Emirados Árabes, hotel, transporte, refeições e camisa exclusiva do evento, somando mais de U$ 80 mil dólares em prêmios. Todos os prêmios são uma parceria entre Governo Federal, via Ministério do Esporte, e a Federação Brasileira de Jiu-Jítsu (FBJJ).

Artigo anteriorEm novo capítulo nomeação de Moreira Franco é barrada mais uma vez
Próximo artigoDavid Almeida anuncia medidas administrativas na Assembleia Legislativa do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui