Atletas paralímpicos do Amazonas trazem saldo recorde de medalhas

Recorde de medalhas para o Amazonas(Atleta de Salto)/Foto: Michael Dantas

Recorde de medalhas para o Amazonas(Atleta de Salto)/Foto: Michael Dantas


Investir no esporte para as Pessoas com Deficiência, tem sido uma “jogada de mestre” no Amazonas, comprovada na última prova desse acertada política pública, com o resultado recorde da delegação amazonense na edição 2013 das Paralimpíadas Escolares.

Durante a competição, em São Paulo, foram conquistadas 40 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 10 de bronze, após quatro dias de disputas na pistas e nas piscinas, com tottal apoio da da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

A equipe de atletismo foi o destaque, com 10 medalhas de ouro, 10 de prata e nove de bronze. A turma da natação faturou seis de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Em Manaus, a titular da SEJEL enalteceu os investimentos da gestão Omar Aziz no esporte, principalmente, na área do alto rendimento voltado aos paratletas. “O governador Omar Aziz determinou que a secretaria investisse nos paratletas e hoje eles têm acesso aos serviços de excelência do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia. Os resultados estão aparecendo nas principais competições do calendário”, destaca a gestora.

Os campeões já chegaram a Manaus após brilharem na competição nacional. Um dos mais felizes é o nadador Gabriel Brandão, de 18 anos, deficiente visual e aluno do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cid Cabral, no conjunto Canaranas, Zona Norte. Ele faturou dois ouros, sendo um nos 100 metros borboleta e outro na prova dos 200 metros medley, categoria S11.

“Sinceramente não acreditava que eu ia ganhar, pois tinha perdido desse mesmo adversário (Vitor Soares, do Ceará) no Norte-Nordeste que aconteceu em Manaus. Esse ouro nos 100 metros borboleta teve um gostinho especial, sem dúvida”, disse Gabriel, que ficou cego aos 16 anos. Pouco depois desse drama pessoal, ele descobriu o talento nas piscinas.

Artigo anteriorNo gingado da dança “Manacapuru-Amazonas” – por Rodrigo Furtado
Próximo artigoAmazonas Saúde Itinerante tem ações programadas para 18 municípios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui