Atuar na saúde pública pode ir além da estabilidade profissional

Foto: Divulgação/iStock

O SUS é um dos melhores ambientes para atuar se o médico pretende ter estabilidade e continuar se aperfeiçoando profissionalmente


Todos os anos, aumenta o número de médicos no país, que, atualmente, já conta com mais de 500 mil profissionais em diversas especialidades. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre demografia médica no Brasil, mais de 78% desse total atua exclusivamente em hospitais e clínicas privadas. A atuação desses profissionais no setor privado se dá, principalmente, porque a maioria deles ainda tem a percepção de que essa escolha tende a ser mais vantajosa financeiramente, apesar dessa não ser a realidade da maioria dos profissionais de saúde.

Desse modo, atuar na saúde pública é uma alternativa segura que muitos médicos podem buscar para se manter no mercado de trabalho, além de possuir diversas vantagens em relação ao setor privado. A principal delas é a estabilidade na atuação profissional, que garante que você possa exercer a sua carreira até a aposentadoria, sem depender diretamente da vulnerabilidade do mercado econômico.

Enquanto no setor privado a carga horária normal é de 44 horas, no setor público, existe mais flexibilidade quanto a isso, bem como uma carga horária fixa, que garante maior qualidade de vida aos profissionais da saúde, que podem estudar e ficar mais tempo com a família. Os salários iniciais geralmente são maiores que os da iniciativa privada, podendo chegar a R$ 15 mil mensais, e não reduz o valor de acordo com a variação econômica. Além disso, o setor público de saúde não impede o médico de acumular um segundo emprego na área privada ou como docente.

Como ingressar no serviço público de saúde?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior programa de saúde pública do mundo. Referência mundial em atenção primária, o SUS foi instituído na Constituição Federal Brasileira de 1988, que previu um sistema de atendimento universal e gratuito a todos, e, atualmente, atende mais de 190 milhões de pessoas em todo o país.

Diante disso, é um dos melhores ambientes para atuar se você pretende buscar estabilidade e, mesmo assim, continuar aprendendo e aprofundando cada vez mais na sua especialização, pois, além de empregar diversas especialidades médicas, é nele que se encontra a maioria dos aparatos tecnológicos necessários para a realização de diversos procedimentos específicos que só são realizados no SUS, proporcionando ao profissional de saúde atualização constante na carreira.

Todavia, é necessário ter consciência dos desafios que o SUS apresenta, como a escassez de recursos em algumas regiões mais afastadas do país, bem como a falta de médicos especialistas em várias localidades do país, fazendo com que a lista de espera por uma consulta seja muito longa em algumas cidades. De modo a sanar esse problema, diversos estados e municípios estão realizando concurso público para contratar profissionais nas mais diversas especialidades, como o concurso da SES DF e de SP, por exemplo, e não é necessário ter experiência prévia para a maioria dos cargos ofertados.

Para além dos ganhos financeiros, atuar no SUS é uma oportunidade de oferecer serviços de qualidade à população em geral, com atendimento humanizado e gratuito.

Artigo anteriorProjeto Ouvidoria Estudantil do TCE-AM é finalista de Concurso de Boas Práticas da CGU
Próximo artigoCarga de carvão ilegal é apreendida na rodovia AM-010

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui