Aumento de invasões, em Manaus, será debatido em Audiência Pública na CMM

CMM e TJAM promovem Audiência sobre invasões/Foto: Arquivo

Em parceria com a Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) do Tribunal de Justiça do Amazonas, a Comissão de Meio Ambiente e Vigilância Permanente da Amazônia (Comvipama) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza, amanhã (quinta-feira), às 09h00, na Sala de Comissões da Câmara, uma audiência pública órgãos municipais ambientais para combater o avanço das invasões de moradias irregulares em áreas verdes da capital.
De acordo com Everaldo Farias (PV), presidente da comissão de Meio Ambiente da CMM e autor da proposta, a audiência terá a presença do juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim, o qual vai apresentar estatísticas do aumento de invasões na cidade de Manaus, ações ambientais e processos criminais relacionados às invasões de terra.


“A Vara Ambiental tem se destacado pelo trabalho de promoção e conscientização ambiental nos últimos anos. Em conversa com o Doutor Carim, ele apoiou a audiência e se mostrou disposto a contribuir para esse debate, apresentando dados relevantes para que os órgãos ambientais possam fortalecer suas ações de combate ao avanço das moradias irregulares”, explicou o parlamentar.

Em números

Everaldo destacou que o número de invasões de terras vem aumentando nos últimos anos em Manaus e, juntamente com elas, cresce o crime organizado. Apenas em 2014, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) registrou mais de 150 invasões na capital, muitas delas próximas ao rio, que acaba se tornando uma rota estratégica para o tráfico de drogas no Estado.

“E o poder público é o único que tem poder para conter esse dano ao meio ambiente e à sociedade, no entanto, precisamos alinhar uma maneira mais eficaz para que isso, de fato, ocorra”, destacou o presidente da Comvipama.

A audiência com a presença de representantes do Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), da Semmas, do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão Ambiental.

Artigo anteriorOperação ‘Cetano’ desarticula quadrilha envolvida em furto de combustível
Próximo artigoPrefeitura de Coari investe na especialização dos profissionais da saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui