Autoridades francesa conhecem processo eleitoral brasileiro

Foto: Reprodução

Nessa sexta-feira (22), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Sérgio Banhos, foi recebido pelo chefe do escritório de eleições e estudos políticos do Ministério do Interior da França, Sebastien Audebert. A instituição é a responsável por organizar as eleições no país, que neste domingo (24) realiza o segundo turno do pleito presidencial.


“As cédulas em papel ainda ocupam espaço importante nas nossas eleições, mas o sistema de votação eletrônico pode evoluir no futuro”, disse Audebert ao explicar como funciona a votação no país. Segundo ele, atualmente cerca de 60 municípios da França utilizam algum tipo de votação eletrônica, o que deve ser ampliado. “Isso corresponde a 3% das urnas. Esse assunto será rediscutido após as eleições legislativas que acontecerão em junho de 2022”.

O ministro Sérgio Banhos apontou que a votação no Brasil exige preparo logístico criterioso, que envolve diversos órgãos e apoio das Forças Armadas, além de voluntários e colaboradores em todo o país. “Temos um projeto extremamente sofisticado, desde o cadastramento do eleitor até a entrega dos resultados, além de toda a parte jurisdicional e consultiva atribuídas ao TSE”.

Ao ser questionado sobre o modelo eletrônico de votação, Banhos apontou os diversos mecanismos de auditoria do processo antes, durante e após a votação. “O desenvolvimento do nosso sistema é colaborativo e conta com vários atores”, disse, ao se referir à participação de partidos políticos e da Polícia Federal na verificação dos códigos-fonte, e à conferência dos resultados das eleições pelo Boletim de Urna, o que pode ser feito por qualquer cidadão, mesmo antes da totalização dos resultados.

Diante do interesse da instituição francesa no processo, o ministro fez o convite para iniciar processo de cooperação bilateral e para que delegação possa acompanhar, em outubro, as eleições gerais no Brasil.

Artigo anteriorSeis escolas do Grupo Especial encerram os desfiles do RJ
Próximo artigoCom o fim das sessões híbridas, trabalhos presenciais da Aleam retornam no dia 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui