
Em uma ação inédita em Manaus, mais de 65 bailarinos amadores terão a oportunidade de conhecer a fundo a rotina de ensaios do Corpo de Dança do Amazonas por meio do projeto “CDA de Portas Abertas”, que será realizado até novembro deste ano. Essas pessoas terão a chance de participar de ensaios, encenar uma coreografia junto com os bailarinos do CDA e passar um dia inteiro junto aos 17 profissionais que integram a companhia. O projeto, que é gratuito, é desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
“O Amazonas conta com milhares de futuros artistas que buscam conhecer um pouco mais a rotina dos profissionais que desenvolvem os espetáculos encenados no Estado e representam o Amazonas ao redor do mundo. Esse encontro servirá para que essas pessoas desenvolvam ainda mais seus talentos e confirmem sua vocação artística”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
O Corpo de Dança do Amazonas selecionou 66 bailarinos amadores para participarem do projeto, que já estão com as inscrições encerradas. “Divulgamos a informação no perfil do Corpo de Dança do Amazonas no Facebook e em menos de um dia todas as vagas haviam sido preenchidas. Estamos estudando a viabilidade de aumentar o projeto e estendê-lo para o ano que vem”, confirmou o coordenador do CDA, Getúlio Lima.
Ao todo serão 11 aulas abertas e cada uma delas vai contar com a participação de seis profissionais amadores. “Eles irão acompanhar o CDA das 09h00 às 15h00, que é o horário de ensaio diário. Além de ensaiar, conhecerão o local de trabalho desses bailarinos profissionais (que fica no Teatro da Instalação) e ao final do dia executarão uma sequencia coreográfica com eles.
Será uma experiência incrível, não somente para essas pessoas, mas também para os bailarinos profissionais que terão uma novidade a mais para se motivarem”, acrescentou Getúlio. Os bailarinos que se inscreveram atuam em diversos companhias de dança do Amazonas. Abaixo segue a lista com as datas das aulas.