Baleia jubarte é encontrada morta enrolada em rede de pesca em Florianópolis

Foto: Reprodução

Uma baleia jubarte foi encontrada morta em Florianópolis. O corpo dela encalhou na praia do Campeche, no Sul da Ilha, nesta quinta-feira (8) e estava enrolado em redes de pesca.

A necropsia, que deve confirmar a causa da morte, assim como o enterro da carcaça, serão realizados na manhã desta sexta-feira (9), segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pela R3 Animal na capital catarinense.

A baleia era um indivíduo juvenil. Uma equipe da R3 Animal já havia flagrado o animal morto em alto mar, mas como o resgate do corpo só pode ser feito em terra firme, foi necessário esperar o encalhe, o que ocorreu na tarde de quinta.

A equipe registrou imagens pouco antes do encalhe (veja os vídeos acima). A R3 Animal coletou amostras da baleia, mas em razão do horário, os demais procedimentos serão feitos na sexta-feira.

A morte desses animais em redes ilegais de pesca é enquadrada como crime contra a fauna. A lei prevê até um ano de detenção e multa.

A quantidade de baleias dessa espécie mortas no litoral brasileiro este ano é a maior dos últimos cinco anos. Foram 54 até agora.

As baleias jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é Abrolhos, no sul da Bahia.

O que posso fazer se encontrar um animal marinho morto ou debilitado?

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341;

mantenha distância e ajude a isolar a área;

evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal.

evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui