Balotelli é alvo de racismo em treino no CT da seleção italiana

Mário Balotelli, alvo de ofensas racistas, no treino da Itália/Foto: Reuters
Mário Balotelli, alvo de ofensas racistas, no treino da Itália/Foto: Reuters
Mário Balotelli, alvo de ofensas racistas, no treino da Itália/Foto: Reuters

Itália está, definitivamente, longe de se livrar do racismo. Nesta quarta-feira, o atacante do Milan Mario Balotelli foi novamente alvo de insultos preconceituosos. Desta vez, porém, o caso aconteceu em pleno Centro de Treinamentos da seleção italiana, que se prepara para disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Balotelli estava participando normalmente da atividade comandada pelo treinador Cesare Prandelli no CT de Coverciano, quando ouviu gritos vindos da parte externa do local. De acordo com o jornal inglês The Guardian, a frase “Balotelli, seu pedaço preto de m…” teria saído da boca de um dos jovens italianos que visitavam a seleção nacional nesta manhã.


O atacante ficou claramente irritado, mas não abandonou o treino e sequer respondeu. Apenas se dirigiu ao centro do gramado e, em tom sereno, disse a seus companheiros: “Incrível, isto só acontece em Roma e Florença”, referindo-se à capital da Itália e à cidade onde está localizado o centro de treinamentos oficial da seleção italiana, respectivamente.

Depois, porém, um grupo de crianças que também acompanhava as atividades tratou de reanimar os ânimos do atacante. Elas incentivaram todos os jogadores, mas, segundo o jornal Gazzetta dello Sport, gritaram mais pelo jogador do Milan, que retribuiu com gestos de agradecimento.
publicidade

Isto, entretanto, não serviu para apagar o lamentável insulto racista disparado contra o atacante. Pelo menos para o presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete. “É um comportamento inaceitável de pessoas que não deveriam estar lá, mas infelizmente temos que levar em conta. O importante é entender que se trata de pessoas que, com seus gestos, demonstram o baixo nível de qualidade que têm”, declarou o dirigente.

Esta não é a primeira vez que Mario Balotelli é alvo de insultos racistas dentro do seu próprio país. No ano passado, em duelo diante da Roma em pleno estádio San Siro, por exemplo, o atacante ouviu xingamentos vindos da arquibancada da própria torcida. Na ocasião, o árbitro paralisou a partida e só autorizou o reinício do jogo assim que os gritos cessaram.

A seleção italiana está concentrada no CT de Coverciano desde o início desta semana,fase inicial da preparação para a Copa do Mundo de 2014. Antes de desembarcarem no Brasil, no entanto, os comandados de Cesare Prandelli realizarão amistoso contra a Irlanda, no dia 31 de maio, em Londres. Já no País-sede do Mundial, os italianos enfrentarão o Fluminense, dia 8 de junho, em Volta Redonda, antes de estrear diante da Inglaterra, na Arena da Amazônia.(Terra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui