Banco Central dos EUA acena com manutenção dos juros nos níveis atuais

Federal Reserve dos EUA/Foto: Divulgação
Federal Reserve dos EUA/Foto: Divulgação
Federal Reserve dos EUA/Foto: Divulgação

O Federal Reserve (Fed), autoridade monetária norte-americana, informou , em comunicado dirigido ao mercado, ser “improvável” a subida da taxa de juro na sua próxima reunião, em abril.
No comunicado, após uma reunião de dois dias, o Fed deixou de dizer, no entanto, que “pode ser paciente” antes de uma normalização da política monetária, como expressou nas notas das últimas reuniões, e isso foi interpretado como mais um passo rumo a uma futura subida da taxa de juro nos Estados Unidos.


O Fed manteve a taxa de juro próxima de zero (entre 0% e 0,25%), um nível que se mantém desde a crise financeira de 2008, para continuar a apoiar a recuperação econômica.

No comunicado, aprovado por unanimidade, o Fed indica que não considera “apropriado” aumentar os juros enquanto não vir sinais de melhoria no mercado de trabalho e não tiver confiança numa aproximação da inflação da meta de 2%.

Quanto às previsões de crescimento, o banco reduziu o prognóstico de crescimento da economia norte-americana neste ano. Pelos cálculos da instituição, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) deverá ficar num intervalo entre 2,3% e 2,7% no final do ano, ao contrário da estimativa de 2,6% a 3%, divulgada em dezembro de 2014.

Em contrapartida, os preços ao consumidor devem ter aumento entre 0,6% e 0,8% este ano – abaixo do cenário entre 1% e 1,6% previsto anteriormente. Sobre a taxa de desemprego, o Fed prevê que fique entre 5% e 5,2% em 2015 quando há três meses previra que ficasse entre 5,2% e 5,3%.(Agência Brasil)

Artigo anteriorMinistro sai de férias após divulgação de documento reservado do Planalto
Próximo artigoDia Mundial da Água (Por George Dantas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui