
O Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), em ação de ajuda humanitária aos estados e municípios com convênios ativos, destinou para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, através do Programa de Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), mais de R$ 1,2 milhão para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além de atender os servidores da educação que permanecem em atividades no projeto “Aula em Casa” e do programa “Merenda em Casa”, a instituição autorizou, ainda, a doação da maior parte da compra para a Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
A primeira parte dos itens foi entregue na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) nesta quarta-feira (29/04). De lá será feita a distribuição do material entre as unidades de saúde. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Educação com recursos oriundos do Contrato de Empréstimo nº 2.992/OC-BR.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Luis Fabian Barbosa, o BID liberou em torno de R$ 1,2 milhão para ajudar no combate a pandemia do novo coronavírus. “Esse é um apoio que o BID, ciente da importância e da gravidade do momento, concedeu em operação de crédito ao Governo do Amazonas. Eles têm tomado essa medida em outros estados e cidades com programas ativos. É uma ajuda humanitária”, ressaltou o secretário Luis Fabian sobre a doação.
Essa foi a primeira remessa autorizada pelo BID. Dentre os itens, estão: luvas (50 mil), máscaras (9 mil), toucas (120 mil) e aventais (3,4 mil) e sapatilhas descartáveis (100 mil). Também está sendo adquirido álcool etílico, que deve ser entregue na próxima semana junto a uma nova quantidade de EPIs. Ao todo, serão mais de 400 mil itens de EPIs adquiridos como doação do BID.