Banda de Carnaval homenageia Óscar Ramos, em Itacoatiara

A Banda do Cinema do Dibão, em Itacoatiara/Foto: Divulgação

O artista plástico e cenógrafo amazonense Óscar Ramos é o grande homenageado, este ano, da “Banda do Cinema do Dibão”, no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus.


Óscar Ramos, que atualmente é o curador de artes do Museu Paço da Liberdade, da Prefeitura de Manaus, nasceu em Itacoatiara e é um grande apoiador do cinema amazonense, com uma significativa carreira nacional e internacional como diretor de arte.
A banda foi criada há cinco anos em homenagem a Dib Barbosa, fundador do “Cine Theatro Dib Barbosa” – único no interior do Estado do Amazonas. O evento carnavalesco será realizado no próximo dia 30, abrindo o Carnaval no município, com o tema e samba enredo “Óscar Ramos, estrela mais que brilhante”.

Ramos foi premiado várias vezes no Festival de Cinema de Gramado e de Brasília, além de assinar a capa dos principais discos de grandes artistas brasileiros como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia nos anos 70, época de grande efervescência cultural, quando o País vivia o regime militar. Entre as produções cinematográficas, destaca-se “Menino do Rio” (1981) e a saga Tainá.

Socorro Paulain, uma das fundadoras e organizadoras da “Banda do Cinema do Dibão”, ao lado de Júlio César Dib, Thirso Munhoz e Aderson Dib, explicou que o “Cine Theatro” foi reinaugurado em dezembro de 2009 e hoje passa por sérias dificuldades financeiras para continuar funcionando.

“O local se mantém somente com recursos próprios e atualmente a exibição de um filme, quando lançado no circuito nacional e internacional, tem um custo muito alto”, disse Socorro, destacando a escolha de Óscar Ramos como homenageado por sua estreita e importante relação com a sétima arte, tendo realizado trabalhos com outros nomes importantes como Antônio Calmon, Bruno Barreto e Ivan Cardoso.

Essa é a quinta edição da “Banda do Cinema do Dibão” que abre o Carnaval de Itacoatiara com atrações como Canto da Mata, Israel Paulain, Felipe Júnior, Banda Vai que Cola de Itacoatiara, entre outras atrações locais. A banda se concentra na frente do cinema, a partir das 20h00 e é aberta ao público com entrada gratuita.

Itacoatiarense, artista Oscar Ramos, será homenageado/Foto: Divulgação
                 Itacoatiarense, artista Oscar Ramos, será homenageado/Foto: Divulgação
Artigo anteriorCMM debaterá criação do ‘Fórum de Combate a Crimes Ambientais’
Próximo artigoA certeza da impunidade e a incerteza da segurança – por Odirlei Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui