Banda larga via fibra óptica chega ao município de Iranduba

Internete no município de Iranduba, desperta o interesse de jovens e adultos.
Internete no município de Iranduba, desperta o interesse de jovens e adultos.
Internete no município de Iranduba, desperta o interesse de jovens e adultos.

A internet de qualidade via rede de fibra ótica já é uma realidade para o município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), onde o Governo do Amazonas inaugurou a Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus. O projeto consiste em implantar infraestrutura de telecomunicação, por meio de  fibra ótica e rádios. Na Praça dos Três Poderes, a mais popular de Iranduba, a população já conta com internet sem fio, via WIFI, com até 2 Megas.


O projeto da Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus recebeu investimento de R$ 9,016 milhões. Foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e tem o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM).

Internet na sombra de uma árvore, em Iranduba.
Internet na sombra de uma árvore, em Iranduba.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Odenildo Sena, a proposta começou a ser desenhada desde 2010 com a política de estimular o desenvolvimento desses municípios. “Hoje, o desenvolvimento de um município vem na esteira da internet. Essa infraestrutura de fibra ótica vai atrair investidores e vai influenciar na melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança pública, que demandam sistemas informatizados e para isso precisam de internet de qualidade”, destacou.

O diretor presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva, explica que este é apenas o primeiro dos sete municípios localizados na rota do gasoduto que recebe a Internet banda larga. “O próximo município beneficiado será Manacapuru. E a nossa previsão é que até o fim deste ano, Coari, Codajás, Anori, Anamã e Caapiranga também possam contar com Internet gratuita de alta qualidade”, disse o diretor presidente.

Para o mototaxista Anderson Rodrigues (28), a internet disponibilizada gratuitamente na Praça Três Poderes tem ajudado a sua rotina de trabalho. “Muitos clientes mandam mensagem pra gente pelo wattsapp e agora, com essa internet na praça, as mensagens chegam mais rápido. Tá bem melhor que o serviço da operadora”, falou Rodrigues.

Já o estudante Eduardo Santos (16) prefere utilizar o sinal para navegar pela internet. “A gente tem vindo aqui para a praça depois das aulas e aproveitamos para baixar aplicativos e navegar nas redes sociais”, disse.

Benefícios – A Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus também vai proporcionar agilidade nos serviços oferecidos pelos postos do Pronto de Atendimento ao Cidadão (PACs), entre eles a emissão de documentos; atração de novos investimentos; geração de emprego e renda; emissão de nota fiscal eletrônica; interligação do programa Ronda no Bairro com sistemas de vigilância e emissão de boletim de ocorrência (BO) eletrônico; integração de hospitais e prontos atendimentos; utilização de novas tecnologias para videoconferências; telemedicina; controle de estoque de medicamentos; prontuários online; e também a integração de escolas e universidade a outras instituições de pesquisa; e formação de professores e ensino à distância.

Artigo anteriorBuffon torce o tornozelo e é duvida para estreia da Itália. em Manaus
Próximo artigoPrêmio da Quina de São João pode chegar a R$-100 milhões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui