Barbie lança edição especial para o Dia dos Mortos, no México

Nova Barbie é inspirada no Dia dos Mortos (Pedro Pardo/AFP e Divulgação/Mattel)

Uma nova edição da Barbie, inspirada na popular festa mexicana do Dia dos Mortos, foi lançada ontem quinta-feira (12). A versão é baseada na Catrina, a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade.

A boneca usa um vestido preto, decorado com flores coloridas e borboletas. Em seus longos cabelos escuros há mechas azuis. A boneca ainda usa a coroa típica, também com flores e borboletas, chamada de cravo-de-defunto. A maquiagem, claro, é um destaque à parte.

Baseada no famoso personagem criado pelo cartunista José Guadalupe Posada em 1912, a Barbie Dia dos Mortos é “uma homenagem ao México, suas tradições e seu povo”, de acordo com a Mattel, fabricante do brinquedo.

O exemplar custa 1.750 pesos (cerca de 87 dólares) e ppor enquanto está à venda somente em lojas físicas do México e Estados Unidos. Não há previsão se haverá venda no Brasil.

“A boneca foi desenhada com muito amor pela tradição, porque o designer Javier Meabe tem raízes mexicanas e conhece a importância deste feriado”, explicou Cristina Lorenzo, vice-presidente de marketing da Mattel México.

A festa do Dia dos Mortos, realizada em 1 e 2 de novembro, foi nomeada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003. A Barbie Dia dos Mortos é a terceira boneca inspirada em mulheres mexicanas, depois das edições dedicadas à famosa pintora Frida Kahlo e à golfista Lorena Ochoa lançadas em março.

No entanto, a boneca em homenagem à pintora não pôde ser vendida no México porque a família da artista não ficou satisfeita com a imagem, considerando que a estética incorporada na figura não era devidamente correspondente.

A Barbie completa 60 anos neste ano e, desde sua apresentação no New York Toy Salon, em março de 1959, vendeu mais de 1 bilhão de exemplares.

Fonte: gauchazh

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui