Barreirinha cidade dos Poetas – por Moisés Maciel da Costa

Município de Barreirinha, no Amazonas, tem as características de uma cidade pacata, porém bem estruturada. Suas ruas são planas e movimentadas, e está situada na margem direita do Paraná do Ramos, um importante rio da região que é um braço do rio Amazonas.


A imponente igreja matriz, Nossa Senhora do Bom Socorro, mostra a força ecumênica da religião católica e se destaca com um grande terreno na orla do município. Vários eventos religiosos ocorrem nesse lugar.

O município é movimentado pela economia local, principalmente através da pecuária, tornando-se altamente sustentável na produção de laticínios e gado. O artesanato local também tem seu valor, e a cidade respira arte. Com um histórico de bons poetas, não podemos esquecer de citar o saudoso Thiago de Mello, que deixou um legado cultural para o município. Hoje, vários outros poetas se destacam em Barreirinha, como Tiago Hakyi e o grande Elpídio Nunes, que batizou seu recanto de “Mirante do Poeta”, situado na orla da cidade.

Outro lugar importante em Barreirinha é o “Furo do Pucú”, situado atrás da cidade. Esse furo é formado pela bifurcação do Rio Andirá e é bastante utilizado pelos ribeirinhos como um porto de escambo, onde ocorrem vendas de produtos agrícolas, farinha, carne, peixe, leite e outras coisas. Normalmente, a beira do rio fica tomada por embarcações.

 

Artigo anteriorPolícia divulga fotos de duas mulheres que desapareceram em Manaus
Próximo artigoEncontro dos companheiros do PT Correios reuniu trabalhadores de 30 cidades de MG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui